Em conferência de imprensa, no Funchal, Eduardo Jesus adiantou que o orçamento do executivo regional para o Carnaval deste ano é de 613 mil euros, mais 20% em relação ao ano passado, um aumento que se explica sobretudo pelo aumento dos apoios às trupes que participam no cortejo alegórico de sábado.
A ocupação hoteleira prevista é de 88,2%, de acordo com os dados recolhidos hoje, semelhante à do ano passado, referiu o governante na apresentação da programação das festas de Carnaval, que envolve um total de 4.900 pessoas, mais 500 face a 2025.
O secretário regional do Turismo, Ambiente e Cultura assinalou que este ano o Carnaval na Madeira será subordinado ao tema dos 50 anos da autonomia regional, salientando que a programação inclui um total de 64 atuações, entre concertos, atuações e outras atividades.
O ponto alto do programa é o cortejo alegórico que percorre a avenida marginal da cidade, no sábado, às 20h00, que envolve a participação de 1.700 pessoas divididas em 14 trupes.
Eduardo Jesus destacou igualmente o cortejo das crianças e o cortejo solidário, ambos na sexta-feira.
Na terça-feira, às 16:00, decorre o tradicional Cortejo Trapalhão, no Funchal, no qual qualquer cidadão se pode inscrever, dando azo à sua imaginação. As sátiras e críticas a temas da atualidade fazem parte da tradição.
Além dos habituais prémios, este ano será atribuída uma distinção para o melhor traje sustentável.
O Mercadinho de Carnaval, na Placa Central da Avenida Arriaga, estará em funcionamento entre quarta-feira e 22 de fevereiro, entre as 10h00 e as 00h00 de domingo a quinta-feira, sendo que às sextas e sábados encerra à 01h00. Na próxima sexta-feira e na segunda-feira, o horário de fecho prolonga-se para as 02h00.
Lusa