O Governo Regional informou que em 2016 foram descarregadas nas lotas da Região 1917 toneladas de peixe-espada, valor ainda inferior à quota de 2487 toneladas estabelecida pela União Europeia.
A nota divulgada pela secretaria da Agricultura e Pescas da Madeira aponta que houve "um ligeiro crescimento desde 2012" na captura desta espécie, apontando que nesse ano foram desembarcadas apenas 1716 toneladas.
"É de sublinhar que mesmo em 2016 registou-se um pequeno aumento da quantidade descarregada, quando comparado com 2015, isto apesar de existir menos uma embarcação (devido a naufrágio) e de algumas embarcações da Madeira terem efetuado desembarques nos Açores, num total de 35 toneladas", sublinha o executivo madeirense no mesmo documento.
Ainda refere que se mantém esta "tendência de crescimento" no primeiro mês deste ano, "tendo sido registado o desembarque de 245 toneladas desta espécie (mais 85% quando comparado com janeiro de 2016), recordando que está a ser elaborado um plano de gestão para o peixe-espada preto a ser entregue em 2018, em conjunto com os Açores e Governo português.
LUSA