A Câmara Municipal de Machico (CMM), na Madeira, abateu 56% da sua dívida desde o início do atual mandato, passando de 27,5 milhões para 11,6 milhões de euros, segundo uma nota divulgada hoje pela autarquia.
"Dos 27,5 milhões de euros de dívida apurados no início deste mandato, em outubro de 2013, a autarquia já conseguiu pagar mais de 15,9 milhões de euros, abatendo 58% ao peso da dívida e encerrando o ano de 2015 com um passivo de 11,6 milhões de euros", refere.
Relativamente às contas de 2015, a CMM divulgou que "no início do ano a dívida da autarquia ascendia a 16,5 milhões de euros, sendo que no final do ano o montante da dívida correspondia a 12,6 milhões de euros".
Quanto à execução orçamental, a CMM realça que "a média da receita e da despesa atingiu os 90%, ficando muito acima daquilo que a Lei das Finanças Locais impôs".
"A prestação de contas de 2015 revela uma gestão responsável e um esforço financeiro deste município, correspondente a 45% do orçamento para amortização da dívida", considera a autarquia.
Segundo o executivo municipal, liderado por Ricardo Franco, eleito pelo PS, os dados "demonstram uma recuperação positiva nas contas do município, nunca antes alcançada", libertando a autarquia "da penhora que o PSD colocou à atual gestão, enfrentando em simultâneo os fortes constrangimentos financeiros que afetam também a região".