Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Banco de Portugal recebeu 15.833 reclamações até julho
Economia 11 out, 2023, 18:00

Banco de Portugal recebeu 15.833 reclamações até julho

O Banco de Portugal (BdP) anunciou hoje que recebeu 15.833 reclamações de clientes bancários entre janeiro e julho deste ano, correspondendo a uma media mensal de 2.262 reclamações - mais 25% face ao total de 2022.

Segundo um relatório do BdP, esta evolução “reflete o aumento das reclamações sobre a qualidade da informação que as instituições reportam à Central de Responsabilidades de Crédito (CRC)”, nomeadamente sobre alegadas situações de fraude na utilização de cartões em compras ‘online’ ou em transferências através dos canais digitais e sobre a implementação das medidas previstas no Decreto-Lei n.º 80-A/2022, que forçou os bancos a reestruturar certos créditos à habitação.

Os números revelam um aumento da média mensal em quase todos os tipos de produtos e serviços, com exceção de cheques (-8,2%), operações com numerário (-0,8%) e restantes matérias (-0,5%).

O crédito à habitação e hipotecário foi o que mais cresceu, com a média mensal a duplicar (aumento de 104,8%), para um total absoluto de 2.814 reclamações nos primeiros sete meses, contra 2.356 no total de 2022.

Com grandes aumentos na média mensal de reclamações, estão também as máquinas ATM (31,6%), cartões de pagamento (27,1%) e crédito aos consumidores (25,9%).

Em termos de peso, os créditos aos consumidores representaram 27,3% do total de reclamações, seguindo-se os depósitos bancários (25,2%), o crédito à habitação e hipotecário (17,8%) e os cartões de pagamento (11,6%).

O banco central indicou que encerrou 13.887 processos nos primeiros sete meses do ano, dos quais 10.912 foram recebidos nesse período, tendo detetado insuficiências e irregularidades em 211 dos concluídos.

“Não foram identificados indícios de infração em 98,5% do total de reclamações encerradas”, refere o BdP, acrescentando que em 43% dos casos, a situação que motivou a reclamação foi solucionada pela instituição.

Para corrigir as irregularidades identificadas, o BdP emitiu 14 determinações específicas e recomendações dirigidas a sete instituições financeiras, num total de 14 reclamações.

De igual forma, foram instaurados 39 processos de contraordenação a 21 instituições, abrangendo 197 reclamações.

“Os processos de contraordenação instaurados neste período resultaram maioritariamente da deteção de indícios da violação de deveres relativos ao bloqueio de instrumento de pagamento, à aplicação da autenticação forte exigida para aceder à conta de pagamento, ao reembolso imediato do montante da operação de pagamento não autorizada, ao cumprimento tempestivo da denúncia do contrato de abertura de conta de depósito por iniciativa do cliente”, explica o BdP.

Lusa

Pode também gostar

Imagem de Funchal Futsal Cup com 18 árbitros estrangeiros (vídeo)

Funchal Futsal Cup com 18 árbitros estrangeiros (vídeo)

Imagem de Portugal concede estatuto de refugiado a 71% dos pedidos

Portugal concede estatuto de refugiado a 71% dos pedidos

Imagem de Marítimo em zona de descida (áudio)

Marítimo em zona de descida (áudio)

Imagem de Madeira nunca teve nenhum caso de gripes das aves ou de língua azul (vídeo)

Madeira nunca teve nenhum caso de gripes das aves ou de língua azul (vídeo)

Imagem de Madeirenses voltam a passar férias lá fora (vídeo)

Madeirenses voltam a passar férias lá fora (vídeo)

Imagem de Horários do Funchal reforça limpeza e desinfecção dos autocarros (Vídeo)

Horários do Funchal reforça limpeza e desinfecção dos autocarros (Vídeo)

Imagem de Creches na Madeira sem mensalidade em junho (Vídeo)

Creches na Madeira sem mensalidade em junho (Vídeo)

Imagem de Maioria dos europeus consideram que a moeda única é benéfica para a União Europeia

Maioria dos europeus consideram que a moeda única é benéfica para a União Europeia

Imagem de Tomás Silva do CD Mar e Serra campeão nacional de iniciados

Tomás Silva do CD Mar e Serra campeão nacional de iniciados

Imagem de Jovens casais com facilidades no pagamento do IMT (vídeo)

Jovens casais com facilidades no pagamento do IMT (vídeo)

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025