Os passageiros do voo da companhia aérea Swiss Internation para a cidade de Bilbau, no norte de Espanha, esperaram na noite de sábado pela chegada das suas bagagens durante mais de duas horas, em vão, segundo o jornal "Blick".
O porta-voz da companhia aérea suíça, Kavin Ampalam, confirmou que o avião, que a Swiss International operava em nome da companhia aérea Edelweiss, descolou com 111 passageiros, mas sem bagagens a bordo. “Havia falta de pessoal de terra”, disse, em declarações à AFP, acrescentando que a tripulação esperou que a situação fosse corrigida. Porém, depois de “uma hora e 16 minutos, a situação permanecia inalterada e, por razões operacionais, decidimos voar para Bilbau sem bagagem”.
Em causa estava a necessidade de recolher passageiros em Bilbau e levar o avião de volta para Zurique antes do aeroporto fechar durante a noite.
“Entendemos que a situação não é favorável para as pessoas envolvidas e, claro, lamentamos o transtorno”, disse.
Segundo o "Blick", os passageiros contaram que o piloto pediu desculpa pelo atraso na descolagem em Zurique, culpando "a falta de pessoal qualificado", mas não mencionou a decisão de deixar a bagagem para trás.
Por sua vez, Ampalam disse não poder confirmar se os passageiros foram ou não informados sobre a decisão de deixar a bagagem em Zurique.“Ainda estamos a analisar a situação para saber exatamente o que aconteceu e como podemos melhorar”, disse. "Isto não deveria acontecer."