“Parte já foi paga na semana passada e o restante deverá ser pago até ao final deste ano”, afirmou Elvira Fortunato, em resposta ao deputado socialista Tiago Estevão Martins, a propósito do reforço do orçamento das instituições de ensino superior.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que está a ser ouvida pela comissão parlamentar da Educação e Ciência em audição regimental, acrescentou que o pagamento referente ao aumento do valor das bolsas de estudo também já está a ser realizado.
Neste caso, a governante admitiu que possam existir ainda ajustes nos primeiros meses de 2023.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou em 24 de novembro um reforço extraordinário em cerca de 25 milhões de euros para apoiar as instituições de ensino superior em resposta ao aumento da taxa de inflação e dos custos com a energia.
O governo anunciou também o reforço dos apoios aos estudantes, através de um aumento em 10% do valor das bolsas, com uma majoração de 5% nos complementos atribuídos aos estudantes deslocados, havendo ainda um aumento de 50% nas bolsas dos alunos carenciados que façam Erasmus.