O presidente do Governo Regional da Madeira disse ontem, no Funchal, que a região autónoma deverá atingir este ano os 7 milhões de dormidas em unidades hoteleiras, e realçou a importância da Festa do Vinho na promoção do destino.
"A taxa de ocupação hoteleira está ótima, como de resto ao longo de todo o ano. No ano passado tivemos 6,630 milhões de dormidas. Foi um ano excecional e este ano pensamos atingir os 7 milhões de dormidas", declarou Miguel Albuquerque, que hoje assistiu ao primeiro cortejo histórico e etnográfico integrado na Festa do Vinho Madeira, um evento que decorre até 11 de setembro.
O desfile envolveu cinco carros alegóricos e cerca de 500 figurantes e procurou retratar a história do vinho e da região, numa altura em que a taxa de ocupação hoteleira ronda os 89%.
A descoberta da Madeira, a apanha da uva através de um carro lagar dos séculos XV-XVI, a representação do afogamento numa pipa de vinho de Jorge Plantageneta, Duque de Clarence (na peça Ricardo III, de William Shakespeare, o Duque é executado num barril de vinho que a tradição diz ser um Madeira, da casta Malvasia), o brinde à independência dos Estados Unidos e o vinho Madeira no mundo foram os principais conteúdos do desfile.
"O cortejo visa melhorar o evento e visa também direcioná-lo diretamente para o turismo, mas também para a promoção ao nível nacional e internacional", explicou Miguel Albuquerque, sublinhando que a primeira barreira já foi ultrapassada, ou seja, a adesão do público.
Com efeito, milhares de pessoas concentraram-se ontem à tarde na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, entre a Praça da Autonomia e a Praça do Mar, para assistir ao desfile, onde foi feita alusão a toda a componente sociocultural relacionada com o Vinho da Madeira, como os borracheiros, os boieiros, os agricultores, as carroças de transporte de pipas, a vindima e a pisa da uva.
A Festa do Vinho Madeira representa um investimento de 275 mil euros do Governo Regional e envolve mais de 1.500 pessoas.
No Funchal, o evento decorre em dois pontos: a Placa Central da Avenida Arriaga, dedicada ao projeto "Praça Vinícola", e a Praça do Povo, onde se concentra a animação e as barracas de comes-e-bebes.
A comercialização do Vinho Madeira no primeiro semestre de 2016, segundo dados do Instituto do Vinho e do Bordado da Madeira, atingiu os 8,3 milhões de euros, mais 8% do que em igual período de 2015.
C/Lusa