A unidade de gestão do programa europeu Madeira 14-20 aprovou ontem 15 candidaturas no valor de 22,9 milhões de euros de fundos comunitários, num total de 32 milhões de euros, informou a presidente do Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR).
A presidente do IDR, Emília Alves, disse à Lusa que há "um comprometimento de quase 23 milhões de euros em 15 projetos numa dinâmica de aprovação em diversas áreas de atividade, naquela que terá sido, talvez, a maior com maior número de aprovações, com um valor bastante elevado", explicou.
Tiveram parecer favorável à aprovação 15 candidaturas, num montante total de 32 milhões de euros, dos quais 22,9 milhões de euros correspondentes à comparticipação de fundos comunitários (FEDER e FSE).
Em termos de atividades, foram aprovadas candidaturas "ao nível do emprego, estágios profissionais e apoio à criação de empresas".
"Na vertente FEDER, tiveram parecer favorável para aprovação 10 candidaturas, duas referentes a entidades públicas, no montante de 6,4 milhões de euros, e oito no âmbito dos sistemas de incentivos, que ascendem a 2,4 milhões de euros", informou.
A responsável reconheceu, no entanto, que apesar de "não ter indicadores atualizados sobre a execução dos programas", nomeadamente na taxa de comprometimento, ou seja, de fundos já comprometidos, a Madeira deverá estar "dentro da média nacional em termos de execução, ainda que ligeiramente abaixo".
De acordo com os dados do IDR, desde a sua implementação, o programa Madeira 14-20 já aprovou 1086 candidaturas, que absorvem 46% do montante fundo programado, ou seja, cerca de 184,7 milhões de euros, de um valor global de 403,3 milhões de euros.
LUSA