A formação da casa entrou melhor no jogo e os dois golos no primeiro tempo foram importantes para a conquista dos três pontos, uma situação que teimava em não acontecer nos últimos cinco jogos.
Os varzinistas conseguem sair da zona de despromoção, alcançando a primeira vitória desde a chegada de Nuno Capucho ao comando da equipa. Os insulares somam a terceira derrota consecutiva e afundam-se nos últimos lugares, com 13 pontos.
O Varzim começou cedo a mostrar a vontade de chegar ao golo e, logo no primeiro minuto, Pintassilgo, de cabeça, atirou com perigo à baliza de Tony, que falhou por centímetros.
O primeiro golo acabou por acontecer quase à meia hora, devido a uma falha da defesa do União. Após um livre de Jean Filipe, Tiago Moreira, ao tentar tira a bola da área, atirou para dentro da baliza, fazendo um autogolo.
Motivada, a equipa do Varzim continuou a exercer pressão e, ainda antes do intervalo, aumentou a vantagem, por intermédio de Pintassilgo, de cabeça, à entrada da área, depois de um cruzamento de Rui Coentrão.
Sem nada a perder, José Viterbo alterou a equipa madeirense no arranque do segundo tempo e a dinâmica alterou-se significativamente, especialmente com a entrada de Flávio Silva.
O jogador, que entrou para substituir Ciss, conseguiu reduzir a desvantagem do União da Madeira, relançando a partida.
Mas, o Varzim recompôs-se e acabou o encontro aos 80 minutos, com um golo do recém-entrado Baba Seck.
Jogo no Estádio do Varzim Sport Clube, na Póvoa de Varzim.
Varzim – União da Madeira, 3-1.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, Tiago Moreira, 29 minutos (na própria baliza).
2-0, Pintassilgo, 45.
2-1, Flávio Silva, 58.
3-1, Baba Seck, 80.
LUSA