O Belenenses e o Marítimo, que se defrontam no Restelo, e o Vitória de Guimarães, de visita ao União da Madeira, procuram hoje a primeira vitória na edição 2015/16 da I Liga portuguesa de futebol, à terceira ronda.
O conjunto de Sá Pinto recebe os insulares moralizado pelo apuramento para a fase de grupos da Liga Europa e com dois pontos somados, face aos empates com o Rio Ave (3-3, em casa) e o Vitória de Guimarães (1-1, fora).
Por seu lado, o Marítimo entrou a perder, no reduto do vizinho União da Madeira (2-1), e na última ronda empatou 1-1 na receção ao FC Porto, que venceu sábado o Estoril-Praia por 2-0, em casa, e é o novo líder da prova.
Quanto aos minhotos, estrearam-se com um desaire por 3-0 no Dragão e só conseguiram empatar em casa com o Belenenses, seguindo com um ponto, em igualdade com o Marítimo e apenas à frente de Moreirense e Académica, ambos a zero.
Das quatro equipas que atuam hoje, o União da Madeira, que a época passada atuava na II Liga, é o único que já ganhou, pelo que procura a segunda vitória, que lhe daria, na pior das hipóteses, o sexto lugar.
Aconteça o que acontecer nos dois jogos que encerram a ronda, o FC Porto (6-1 em golos) acabará a como líder, com os mesmos sete pontos de Sporting (6-3) e Arouca (4-1), mas com melhor diferença de golos.
Os ‘leões’ venceram fora a Académica por 3-1, enquanto o Arouca empatou 1-1 em Paços de Ferreira e cedeu o primeiro lugar, numa ronda em que o bicampeão em título Benfica recebeu e bateu o Moreirense por 3-2.
Concluída a terceira jornada, o campeonato dá lugar às seleções nacionais e volta apenas no fim de semana de 13 de setembro, com a quarta jornada, que inclui um encontro entre dois dos três primeiros, a receção do Arouca ao FC Porto.