O União da Madeira venceu hoje por 2-0 em casa do Vitória de Guimarães B, num jogo da oitava jornada da II Liga de futebol em que se mostrou a equipa mais coesa ao longo dos 90 minutos.
Golos de Tiago Ferreira (25 minutos) e de Rafael Porcellis (76) permitiram aos madeirenses somarem o terceiro jogo seguido sem perderem e ascenderem provisoriamente ao oitavo lugar, com 12 pontos, mais dois do que a equipa de Vítor Campelos, 14.ª.
A formação insular, com melhor ligação entre o meio-campo e o ataque, dominou a primeira parte e dispôs da primeira ocasião aos 24 minutos, quando Ryan Ramos ganhou espaço na área vitoriana e desferiu um remate forte e colocado, que Georgemy desviou pela linha final.
Do canto resultou o golo inaugural do desafio, com Porcellis e o guardião vitoriano a dividirem o esférico nas alturas, tendo a bola sobrado para Tiago Ferreira, que, na pequena área, apenas teve de encostar para o fundo da baliza (25 minutos).
O União esteve perto de ampliar a diferença mesmo em cima do intervalo, num lance em que o guardião vitoriano negou o golo a Breitner.
Os minhotos, conduzidos por Tozé, elemento da equipa principal, e Tyler Boyd, apenas melhoraram no segundo tempo, embora sem criarem ocasiões junto da baliza madeirense.
O Vitória B perdeu capacidade ofensiva após a saída dos dois jogadores e a equipa de Filó aproveitou para ‘selar’ o resultado aos 76 minutos, num remate de Porcellis a cerca de 45 metros da baliza, que sobrevoou o adiantado Georgemy e ainda tabelou no poste esquerdo antes de entrar na baliza.
Hélder Ferreira ainda esteve perto de reduzir para os vitorianos, num remate aos 86 minutos, e o guardião vitoriano ainda evitou novo golo insular por mais três vezes até ao apito final.