Estreia no próximo dia 11 de junho o Troféu Regional de DRIFT AMAK com a realização do DRIFT São Vicente, prova organizada pelo Automobilismo do Marítimo.
A prova tem início marcado para às 10:00 e termina às 18:00 na Vila de São Vicente com a realização de 3 fases, primeiro os treinos livres, depois as qualificações e o momento alto do dia as finais ou batalhas. A competição é aberta a duas categorias: Promoção e Open.
O Drift ou Drifting é uma técnica de condução que consiste em fazer as curvas em derrapagem controlada, fazendo com que a traseira do carro se solte e percorra a parte exterior da curva, enquanto a parte da frente percorre o interior, com o máximo de ângulo e velocidade possível, controlando o nível de derrapagem, fazendo o carro andar literalmente de lado.
Numa prova/evento de Drift existem vários parâmetros de avaliação tais como: a Velocidade (de entrada e média), Ângulo de Drift, proximidade aos clipping-points e/ou Drift Zones e aos outros carros (Linha), Espetáculo dado pelo piloto, e que são avaliados por Juízes e/ou telemetria.
O ponto alto da prova/evento é a fase final, as designadas batalhas, nas quais os pilotos competem no 1 contra 1 em simultâneo no traçado.
O Troféu terá neste primeiro ano um calendário de 4 provas com estreia marcada para o dia 11 de junho em São Vicente ficando a prova a cargo da organização do Automobilismo do Marítimo.
As restantes provas ainda com data a definir serão no Município do Funchal, o evento Sem Tração, que regressa este ano, e a visita ao Município do Porto Santo.