No passado sábado no Pavilhão da Escola Dona Lucinda de Andrade em São Vicente, decorreu a prova Nacional de Esgrima Infantil 1 – Madeira, a pontuar para o ranking nacional de Infantis da Federação Portuguesa de Esgrima.
Participaram 4 clubes regionais, ACDSVicente, CD1ºMaio, CDRSantanense e ARCA d´Ajuda a quem foram entregues, antes da competição, os braçais de subida de nível de acordo com o tempo de prática na esgrima, como forma de reconhecer o tempo de permanência dos atletas na modalidade.
A prova de Infantis, Florete Masculino, contou com um quadro de 16 atletas: na primeira meia final o atleta João Faria (ACDSVicente) encontra o colega de clube João Gois e garante o acesso à final. Na outra meia final José Guilherme Freitas (CDRSantanense) passa à final após vencer ao Rodrigo Pereira (CD1ºMaio) acabando, o atleta de Santana, por vencer a prova por 10-5 ao defrontar na final o João Faria (ACDSVicente).
No Florete Feminino Infantis encontram-se na final Marta Fernandes (ACDSVicente) e Cláudia Gomes (CDRSantanense). A Vicentina tinha ganho a adversária nas poules por 5-1, mas na fase de eliminatórias a Cláudia Gomes foi superior vencendo por 10-6. Pelas meias finais ficaram as atletas Cátia Pacheco e Margarida Andrade do CDRSantanense.
Nos Benjamins A após os 8 atletas jogarem 2 voltas de poules, o pódio foi ocupado em 1º por Rodrigo Catanho (CD1ºMaio) e em 2º Guilherme Freitas (CD1ºMaio), atletas que terminaram com o mesmo nº de vitórias e desempataram pela diferença de toques dados-toques sofridos. Pedro Jesus (ACDSVicente) e Tiago Nascimento (CD1ºMaio) seguiram-se na classificação.
Na prova de Benjamins B participaram 8 mosqueteiros, com destaque para o Miguel Oliveira e Diogo Machado do CD1ºMaio e Mateus Oliveira e José Andrade da Arca da Ajuda. Estão também de parabéns os mais novinhos atletas Artur Pires (CD1ºMaio) e Gabriel Barros (CDRSantanense) que apenas com 5 anos quiseram participar na sua primeira prova oficial.
Esta foi a primeira prova da época a contar para o ranking nacional de infantis organizada em 3 zonas (Norte, Centro e Madeira). A segunda está calendarizada para Fevereiro de 2017.