Foi um dos pilotos que ajudou a animar a competição do campeonato da Madeira de 2016 mas foi também um dos pilotos mais azarados.
No rali de estreia, o Rali do Marítimo, uma avaria mecânica seguida de um princípio de incêndio deixou o Peugeot 206 WRC com alguns danos numa altura em que lideravam a prova e a equipa algo abalada, Rui Pinto na prova foi navegado por Paulo Fiúza.
Depois da devida reparação, Rui Pinto voltou à estrada, já navegado por Jorge Henriques e venceu o Rali de São Vicente.
No Porto Santo somaram os pontos relativos ao 2º lugar. No Rali da Calheta foi 5º classificado fruto de um “peão” na última especial de classificação da prova organizada pelo Sports Madeira.
No Rali de Santa Cruz voltaram a ser os mais rápidos e vencendo a prova, mas o pior estava para chegar com o acidente aparatoso no Rali do Faial.
Um acidente que deixou com ferimentos de alguma gravidade Rui Pinto e Jorge Henriques. Quanto ao carro apresentava muitos danos, abandonando assim a temporada.
Num contacto estabelecido pela RTP, Rui Pinto disse pelos resultados que alcançou em 2016 e pelo gosto que tem pela modalidade, vai voltar a competir em 2017.
O Peugeot 206 WRC está a ser reparado em Itália, uma reparação que decorre a bom ritmo.
Rui Pinto revelou que quer voltar a fazer o Campeonato da Madeira, com um carro que lhe deu muita confiança a conduzir e é um carro competitivo.
Será com Jorge Henriques que volta a fazer dupla em 2017, daí o desabafo, pois já gostaria de saber as datas dos ralis regionais para poder planear a nova época com o navegador. Mas tal não é possível, pois as datas das provas campeonato nacional de ralis já são conhecidas mas dos ralis madeirenses ainda não.
Se porventura a reparação do Peugeot 206 WRC conhecer algum atraso Rui Pinto disse à RTP ter a solução, e a solução passa por um Ford Focus WRC para começar o campeonato de 2017.
São estes os planos de Rui Pinto para a nova temporada, resta aguardar pela conclusão da reparação do Peugeot 206 WRC e das datas dos ralis do campeonato da Madeira.