Rovanperä, que hoje cumpre 22 anos, terminou este segundo dia de prova com o tempo de 2:28.26,3 horas, deixando o segundo classificado, o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) a 29 segundos, com o estónio Ott Tänak (Hyundai i20), anterior líder, a 46,4 segundos, num dia marcado por várias penalizações.
O dia começou logo com a notícia de uma penalização de cinco segundos atribuída a Tänak por ter usado mais potência da unidade híbrida do que o permitido pelos regulamentos na super-especial de quinta-feira.
Com essa penalização, o estónio baixou ao segundo lugar, por troca com o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), que viria a desistir durante a manhã devido a um capotamento.
Rovanperä esteve sempre ao ataque, nas pistas molhadas da Nova Zelândia, chegando ao comando na terceira das seis especiais do dia, última da manhã.
O finlandês ficou ainda mais confortável depois de Ogier ter sofrido 10 segundos de penalização por um atraso na chegada à penúltima especial do dia, enquanto Tänak somou mais 10 por nova infração da utilização da potência híbrida durante o dia de sexta-feira, num castigo que se alargou aos três carros da equipa coreana.
A Hyundai explicou que se tratou de um erro do engenheiro responsável por estabelecer os parâmetros da unidade híbrida.
Certo é que, com isso, Rovanperä, que não cometeu erros, ficou, agora, mais perto de se tornar no mais jovem campeão mundial de ralis de sempre.
Caso confirme a vitória, o finlandês precisa apenas do quarto lugar na ‘power stage’ final.
"Foi um grande dia. Posso dar-me por satisfeito com o que fizemos nestas condições extremamente difíceis", frisou Rovanperä.
Já Tänak considerou que não foi "um dos melhores dias da temporada".
"Sofremos algumas penalizações e outros problemas mas conseguimos terminar o dia. O terceiro lugar não é mau de todo", frisou o estónio.
Já o outro pretendente ao título, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), é quarto, a 1.41,4 minutos, depois de ter sofrido problemas com a caixa de velocidades, que teve de ser trocada a meio do dia.
No domingo, os pilotos enfrentam quatro especiais, com um total de 31,18 quilómetros, que incluem a ‘power stage’ final, que distribui 15 pontos pelos cinco mais rápidos.
AGYR // AMG