A caminho da sua oitava temporada, a Peugeot Rally Cup Ibérica mantém todos os pergaminhos que a elevaram a fórmula de sucesso nos ralis. No ano passado subdividiu-se em três competições paralelas – a Peugeot Rally Cup Portugal, o Desafio Peugeot, em Espanha, e a Peugeot Rally Cup Ibérica – que vão ter a sua segunda época, depois de um excelente ano de estreia.
O balanço de 2024 foi amplamente positivo, com a participação conjunta de 34 pilotos e de dezenas de navegadores, que se entregaram a lutas sem quartel em mais de 1.000 km de especiais cronometradas percorridas, em asfalto e terra, divididas por 10 eventos, cinco em Portugal e cinco em Espanha.
Para 2025, entre os meses de maio e setembro, a Peugeot Rally Cup Ibérica mantém o formato de quatro provas, duas em Portuga, Rali Terras D’Aboboreira e Rali Vinho Madeira e duas em Espanha, Rías Baixas e Blendio Princesa de Asturias – Ciudad de Oviedo, no habitual equilíbrio entre ralis de asfalto e terra.
Assente no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), a mais mediática competição automóvel a nível nacional, a Peugeot Rally Cup Portugal acontece de março a novembro. Ao Casinos do Algarve e ao Terras D’Aboboreira, ambos em terra, seguir-se-ão o Rali Vinho Madeira e o Água Transibérico Chaves – Verín, em asfalto.
No encerramento de uma época que se prolonga de março a novembro destaca-se uma das maiores novidades: a estreia no troféu do Rally de Lisboa, como palco da final.
Já o Desafio Peugeot aposta no Super Campeonato de Espanha de Ralis (SCER), também ele com cinco provas no seu calendário, de abril a novembro. Arranca nos ralis Sierra Morena – Córdoba e Rías Baixas, ambos em alcatrão, seguindo-se os troços de terra do Princesa de Asturias – Ciudad de Oviedo e do RallyRACC Catalunya-Costa Daurada. A época terminará no asfalto do Rallye La Nucía Mediterráneo-Trofeo Costa Blanca.
Ao volante dos já bem conhecidos Peugeot Rally Cup 208 Rally4, cuja performance e fiabilidade são amplamente elogiadas, pilotos e navegadores irão lutar por novo pacote aliciante de prémios.
Na Peugeot Rally Cup Portugal, bem como no Desafio Peugeot, há 75 mil euros em jogo, a dividir pelas cinco provas, premiando-se os cinco primeiros de cada rali. Quanto ao vencedor da Peugeot Rally Cup Ibérica, terá a possibilidade de fazer um programa oficial completo em 2026, em Portugal ou Espanha.
A Peugeot Rally Cup Ibérica irá iniciar em 2025 a sua oitava temporada, esta rampa de lançamento de novos talentos tem, desde a sua criação em 2018, impulsionado significativamente os ralis em Espanha e Portugal, num troféu monomarca que se transformou na referência para os melhores jovens talentos.
A coorganização entre a Peugeot Portugal e a Peugeot Espanha, com a coordenação logística e desportiva a cargo da Sports & You, têm fomentado a competição transfronteiriça, proporcionando uma plataforma única para que os jovens talentos possam progredir da categoria Rally4, base das viaturas do troféu, para o patamar Rally2, envolvidos em competições renhidas e em busca dos prémios atrativos da competição.
Os números mostram o sucesso dos troféus, com um total de 34 pilotos a participarem nos 10 eventos (cinco em Portugal, cinco em Espanha), batalhando ao longo de mais de 1000 km de especiais cronometradas. O alcance mediático foi muito para lá dos milhares de pessoas que ladearam as Especiais dos ralis desenhados na Península Ibérica.
Com um impacto crescente nas redes sociais, os conteúdos dos troféus Peugeot alcançaram mais de 9 milhões de pessoas, com mais de 1,8 milhões de interações e mais de 2 milhões de impressões. Uma popularidade fundamental para o retorno dos projetos dos jovens pilotos que tentam singrar no competitivo mundo dos ralis.
Na base do êxito dos troféus está o Peugeot 208 Rally4. É a máquina ideal para os jovens talentos mostrarem todo o seu potencial. O 208 Rally4 tem evidenciado eficiência e fiabilidade em todo o tipo de superfícies, e permite o melhor desempenho nas mais variadas condições.
Para 2025, o formato e a estrutura da iniciativa nacional mantêm-se, tal como os prémios. Haverá cinco provas em Portugal, numa época que se inicia nos dias 28 e 29 de março, no Rallye Casinos do Algarve, seguindo-se o Rali Terras D`Aboboreira (2 a 3 de maio), segunda e última prova em terra. O Rali Vinho Madeira (31 de julho a 2 de agosto) será o primeiro evento em asfalto, seguindo se o Rali da Água Transibérico Chaves – Verín (19 a 20 de setembro). E fecha com uma novidade: o Rally de Lisboa (31 de outubro a 1 de novembro). Prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis de 2 Rodas Motrizes e que é, também, a jornada da Taça de Portugal de Ralis.
Em jogo estarão, no total, 75 mil euros. São 15 mil euros em cada um dos cinco ralis, divididos entre os cinco primeiros classificados: 5 mil euros para os vencedores; 4 mil para os segundos classificados; 3 mil para os terceiros; 2 mil para os quartos e mil euros para os quintos. Note-se que 50% dos prémios assumem a forma de vouchers para produtos oficiais Stellantis Motorsport.
O Prémio Final da Peugeot Rally Cup Portugal 2025 garante ao ‘Campeão’ a participação num rali em 2026, com uma viatura da categoria Rally 2 do grupo Stellantis.
Em 2025 a estrutura da Peugeot Rally Cup Ibérica mantém-se, dividindo-se equitativamente pelos dois países e em tipo de piso. A época arranca em Portugal, nos troços de terra do Rali Terras D`Aboboreira (2 a 3 de maio), país que depois contribui com um rali de asfalto, o Rali Vinho da Madeira (31 de julho a 2 de agosto). Já de Espanha foram escolhidos o Rallye Recalvi Rias Baixas (asfalto) e o Rally Blendio Princesa de Asturias – Ciudad de Oviedo (terra), num regresso à competição ibérica.
Quanto ao Prémio Final, a Peugeot volta a abrir, mais uma vez, as portas das grandes competições nacionais a quem vier a sagrar-se ‘Campeão’, garantindo-lhe um programa oficial em Portugal ou Espanha em 2026.
Desafio Peugeot: Em Espanha, em 2025, os prémios voltam a ser iguais aos da Peugeot Rally Cup Portugal, ou seja, um total de 75.000 euros, 15.000 por prova, divididos entre os cinco primeiros classificados, garantindo-se como Prémio Final uma participação num rali com uma viatura de Rally2 da Stellantis Motorsport.
A segunda temporada do troféu espanhol arranca no asfalto Rallye Sierra Morena – Córdoba Patrimonio de la Humanidad (4 e 5 de abril), seguindo-se o Rallye Recalvi Rías Baixas (12 a 13 de julho). Seguem-se duas provas em terra, o Rallye Blendio Princesa de Asturias – Ciudad de Oviedo (13 a 14 de setembro) e o RallyRACC Catalunya-Costa Daurada (25 a 26 de outubro), fechando-se a época nos troços de asfalto do Rallye La Nucía-Mediterráneo-Trofeo Costa Blanca (8 a 9 de novembro).
Acrescente-se que a Pirelli é parceira de todos os troféus em termos de fornecimento e assistência de pneus, contando a organização com o apoio do ACP e RACC, as entidades oficiais de automobilismo de cada um dos países, e ainda das entidades Sparco, GUPE e Race For Good.