O cenário já estava difícil quando o evento sofreu o primeiro adiamento e face ao desenvolvimento da pandemia, não restou outra alternativa a não ser o cancelamento.
Ni Amorim já tinha referido em entrevista à RTP-Madeira a dificuldade de levar à estrada as provas marcadas para o primeiro semestre do ano, remetendo para os últimos seis meses, ainda para mais as provas internacionais como o Rally Madeira Legends que depende de muitas equipas que chegam de fora.
A verdade é que face ao número de eventos adiados e a pouca disponibilidade do calendário, a organização do Clube Sports Madeira não teve alternativas e foi forçada em fazer adiar a prova para 2021.
O Rali Vinho Madeira pode ser adiado duas semanas da data inicial, para a data alternativa que foi enviada para a FIA. Tentar encaixar mais tarde é uma hipótese, uma tarefa nada fácil pelo mesmo problema, pouca disponibilidade de fins de semana até porque se trata de uma prova internacional.
A solução poderá passar por um Rali Vinho Madeira, como referido no programa Desporto RTP-Madeira da passada segunda feira, com uma lista de inscritos com equipas da Madeira e um ou outra do campeonato nacional de ralis.
Paulo Fontes tem se desdobrado em contactos no dia de hoje com os diversos parceiros no sentido de ver as melhores opções face às recomendações das autoridades de saúde.
Comunicado do Clube Sports Madeira:
Em função da evolução e das medidas de combate à pandemia do COVID – 19, determinadas pelas Autoridades de Saúde e pelas orientações e determinações anunciadas pelo Governo Regional, relativamente à organização de Eventos Desportivos, na Região Autónoma da Madeira, e à manutenção do Estado de Emergência, em Portugal, até o dia 2 de Maio de 2020, foi decidido não realizar este Evento Desportivo, este ano.
A realização duma prova automobilística desta natureza, que estão a surgir e a ter um enorme sucesso, em todo o mundo, que pretendia trazer até às estradas da Região, viaturas que ficaram na retina dos adeptos madeirenses e que fazem parte da história do Rali Vinho da Madeira e dos ralis internacionais, não se pode organizar, numa altura de crise epidémica e com medidas rigorosas de prevenção e risco de disseminação, que condicionam o transporte de pessoas e bens e que colocariam, em causa, o sucesso da sua realização.
No actual contexto de calamidade pública em que a prioridade é a defesa da saúde dos madeirenses, a Direcção do Club Sports da Madeira decidiu apostar fortemente na organização desta Prova Internacional, no próximo ano, contribuindo para o relançamento da promoção turística da Madeira através dum evento automóvel de alta qualidade."