É a quarta prova pontuável para o Campeonato de Ralis da Madeira e terá lugar nos dias 30 de junho e 1 de Julho próximos.
O evento volta a ter como palco a zona nordeste da ilha da Madeira e terá como centro nevrálgico a freguesia do Faial. O centro operacional desta iniciativa que integra as comemorações do 40º aniversário do clube promotor estará uma vez mais na Casa do Povo do Faial e a direcção da prova surge confiada a José Spínola.
Tal como vem acontecendo há mais duma década, o rali terá início na noite de sexta-feira, 30 de junho, com a já tradicional classificativa do Kartódromo do Faial, uma prova especial que é já um marco no automobilismo regional pela sua popularidade e que, numa extensão de 3,09 km, é disputada em três voltas à única pista permanente da Madeira.
Já no sábado, segundo dia de competição, serão cumpridas três passagens pelas provas especiais da Ilha e Faial. O troço cronometrado da Ilha, com uma extensão de 14,25 km, tem início na ER 219, que dá acesso àquela freguesia e termina na EM Eiras.
Já a classificativa do Faial repete a versão utilizada em 2016 com uma extensão de 8,40 km. O traçado tem início no Lombo Galego e termina na ER 103 na localidade do Lombo de Cima. O Kartódromo do Faial abre e encerra o programa pois será ali que terá lugar a cerimónia de distribuição de prémios.
Nos últimos anos alguns pilotos do campeonato nacional fazem da prova que antecede o RVM a preparação para o Rali Vinho Madeira, como tem sido o caso de Pedro Meireles mas que este ano não vai estar presente quer no Rali do Faial como no Rali Vinho Madeira apurou a RTP junto da equipa que por razões de índole financeira abdicam de participar no Rali Vinho Madeira já que se torna muito oneroso participar na prova madeirense.