A Câmara Municipal da Calheta e a Direção do Club Sports da Madeira, reuniram e decidiram introduzir algumas alterações no programa e itinerário da edição de 2023 do Rali da Calheta, que vai para a estrada nos dias 5 e 6 de maio.
A prova tem um forte impacto na dinamização da economia, particularmente no sector da restauração hotelaria.
Face às obras de melhoramento e requalificação da rede viária, a edição deste ano do Rali da Calheta terá pela primeira vez um itinerário dentro dos limites geográficos do concelho, sendo que todas as PEC’S serão disputadas nas suas estradas.
A prova começa na noite de sexta-feira, dia 5 de maio, com as habituais duas passagens noturnas pela classificativa da Vila, sempre do agrado dos espectadores, face ao ambiente que envolve este início de competição.
No sábado, dia 6, serão disputadas 8 Provas Especiais de Classificação, divididas por duas secções, cada uma com 4 PEC’s.
É de realçar a introdução de duas novas classificativas, a da Maloeira – Ponta do Pargo com 10 km 700 metros e a especial de classificação desde a Estrela à Maloeira com 9,55 kms.
Destaque ainda para o regresso da classificativa do Paul do Mar.
Assim, o Rali da Calheta 2023 terá 221 Km na totalidade, dos quais cerca de 72Km serão divididos pelas 10 PEC’s.
O Centro Operacional da prova ficará sediado na freguesia dos Prazeres. A Direção e Secretariado da prova estarão instalados no edifício da Junta de Freguesia e o Parque de Assistência e Reagrupamento nos arruamentos junto ao Mercado Abastecedor.
A cerimónia de partida e chegada, bem como a distribuição de prémios serão, como já é hábito, no pódio montado no Porto do Recreio da Calheta.