O projeto ‘Hora dos SuperQuinas’ visa “desenvolver as competências motoras das crianças do primeiro ciclo” com uma “oferta de atividade física e desportiva nas atividades de enriquecimento curricular”, conhecidas como AEC.
Resulta de uma parceria com as 22 associações distritais e regionais de futebol e chega a cerca de 300 escolas, incluindo, além da prática desportiva, sensibilização para questões da nutrição e do sono.
Os professores receberam formação, na Cidade do Futebol, em Oeiras, e as escolas aderentes receberam dois ‘kits’ de material, com bolas, bolas de ténis, arcos, cordas, coletes e cones, além de um manual digital com as atividades propostas.
Antes do arranque, marcado para hoje, um projeto-piloto em janeiro chegou a mais de 1.300 crianças, e o diretor federativo André Seabra notou os primeiros resultados desta iniciativa que pretende “combater o sedentarismo e melhorar a literacia motora das crianças em Portugal” como “incríveis”.
“Demonstraram que uma sessão adicional por semana de prática de exercício conseguiu promover uma melhoria significativa nas habilidades motoras fundamentais das crianças”, explicou.