No primeiro tempo, marcaram Cátia Morgado, aos quatro minutos, e Carol Pedreira, que ‘bisou’ no minuto sete, enquanto no segundo tempo Ana Pires (21 e 36) também ‘bisou’ e Maria Pereira (26) fechou a lista de marcadores, numa exibição tranquila da formação portuguesa.
A pressionar alto e a impor um ritmo elevado, a seleção portuguesa entrou melhor e criou várias oportunidades nos primeiros segundos para inaugurar o marcador, algo que acabaria por surgir de forma natural com Cátia Morgado a concluir sem dificuldades dentro da grande área.
Três minutos volvidos, a primeira rotação promovida por Luís Conceição deu frutos, com Carol Pedreira a ‘saltar’ do banco para ‘bisar’ no mesmo minuto, primeiro a concluir uma combinação com Fifó e, logo a seguir, a finalizar com frieza em transição.
A equipa ucraniana focou-se no processo defensivo, recuando para o meio-campo defensivo logo após a perda de bola e procurava ameaçar em transições ofensivas, uma tática que só assustou Odete por duas vezes, num remate ao poste de Iryna Dubytska e numa ‘bomba’ de Snizhana Volovenko que obrigou a ‘guardiã’ lusa a uma grande defesa.
O 3-0 manteve-se ao descanso, mas pouco durou após o reatamento, com Ana Pires a concluir uma recuperação de Cátia Morgado nos primeiros segundos da segunda parte, e Maria Pereira voltou a aumentar a vantagem em jogada de insistência.
Até ao final do encontro, Portugal dispôs de boas ocasiões para avolumar o resultado, mas só Ana Pires voltou a balançar as redes, ao concluir uma boa jogada de combinação entre Carla Vanessa e Cátia Morgado.
A segunda edição do Campeonato Europeu de futsal feminino decorre entre os dias 01 e 03 de julho em Gondomar, com as seleções de Portugal, Espanha, Hungria e Ucrânia.
Na sexta-feira, o jogo de abertura entre a Espanha e a Ucrânia está agendado para as 17h00, enquanto a formação de Luís Conceição vai defrontar a Hungria às 20h00.