O jogo estava empatado a 11 a 1.02 minutos do final, mas as alemãs lograram marcar duas vezes contra um golo das lusas, num jogo em que Maria Machado acabou como melhor marcadora de Portugal, com cinco golos, despedindo-se do torneio com 18 ao todo.
Portugal encerra, assim, a sua quarta participação em campeonatos da Europa, a primeira desde 2016, quando logrou o 10.º lugar, então entre apenas 12 equipas, ao contrário das 16 da presente edição – antes, tinha logrado dois 11.º lugares, entre 12.
No primeiro parcial, as alemãs estiveram melhor, vencendo por 5-3, e alargaram, até ao intervalo, a margem para três golos, para 8-5, levando a uma grande resposta das lusas.
No terceiro período, marcaram cinco golos e sofreram apenas um, por Inês Nunes, que acabou a ‘bisar’ no último encontro pela seleção, Madalena Lousa e as ‘habituais’ Beatriz Pereira, que finalizou o torneio com 12 golos, e Maria Machado.
Machado acabaria mesmo por fazer cinco golos no jogo, ante uma Alemanha que marcou presença em todos os Europeus, ao contrário de Portugal, a jogar apenas o quarto, e primeiro desde 2016.
No quarto período, e já depois de Portugal ter liderado por duas vezes (9-8 e 10-9), o último minuto foi determinante, com Portugal a permitir golos da capitã germânica Gesa Deike e de Fry, para decidir a contenda, mesmo que Machado tivesse feito o 13-12, a apenas quatro segundos do fim.
A seleção portuguesa despede-se, assim, do torneio com ‘dever cumprido’, uma vez que se tinha proposto ao ‘top 12’ europeu no regresso a estes palcos, tendo como próximo desafio internacional a Taça do Mundo – Divisão II, em abril, em Malta.
Maria Machado, entretanto, figura entre as melhores marcadoras da competição, com 18 tentos certeiros – o torneio acaba na quinta-feira e, à data de hoje, a grega Vasiliki Plevritou soma 21.
Jogo no Complexo Olímpico de Piscinas, no Funchal.
Alemanha – Portugal, 13-12.
Marcha do marcador: 5-3 (1.º período), 8-5 (2.º), 9-10 (3.º), 13-12 (final).
Com arbitragem de Marina Kunikova (Eslováquia) e Ayal Gabel (Israel), as seleções alinharam e marcaram:
– Alemanha (13): Darja Heinbichner, Belen Vosseberg (2), Sinia Plotz (1), Ira Deike (1), Gesa Deike (4), Anne Rieck, Aylin Fry (2), Elena Ludwig, Barbara Bujka (1), Jana Stüwe, Georgia Sopiadou (1), Maria Sekulic, Emiliia Khmil (1) e Nele Politze.
Selecionador: Karsten Seehafer.
– Portugal (12): Maria Sampaio, Alice Rodrigues, Carolina Magano Fernandes (1), Iara Santos, Inês Nunes (2), Beatriz Jardim, Carlota Milheiro, Madalena Lousa (1), Maria Machado (5), Beatriz Pereira (3), Beatriz Carmo, Beatriz Sousa, Mariana Carvalho, Joana Arromba.
Selecionador: Ferran Pascual.
Lusa