Lançada em 2018 e assumindo-se de imediato como uma iniciativa de enorme sucesso, a Peugeot Rally Cup Ibérica prepara o regresso aos troços cronometrados de Portugal e Espanha, para os seis ralis que irão compor o Calendário de 2023, três de cada lado da fronteira, com provas em pisos de terra e asfalto pontuáveis para diferentes séries, WRC incluído.
Objetivo: encontrar os sucessores da dupla Diego Ruiloba / Angel Vela, os Campeões da copa de 2022 e que, por via desse resultado, conquistaram o Grande Prémio, levando a que o piloto seja, este ano, Piloto Oficial da Stellantis Motorsport no SuperCampeonato de Espanha de Ralis, com uma viatura da categoria Rally2.
Quanto à sexta temporada da copa ibérica, teremos em liça um plantel renovado aos comandos dos pequenos Peugeot 208 Rally4, leões de competências comprovadas ao nível da competitividade e fiabilidade. Este produto da Peugeot Sport, tem permitido, de há quatro anos a esta parte, lutas titânicas pelas vitórias dos diferentes ralis que têm composto a copa nas diferentes épocas, em ambos os lados da Península Ibérica, marcando o ritmo das emoções no Campeonato de Portugal de Ralis e no SuperCampeonato de Espanha de Ralis.
Coorganizada pela PEUGEOT Portugal e a PEUGEOT Espanha, com o apoio logístico da Sports & You, a Peugeot Rally Cup Ibérica tem permitido aos jovens talentos ibéricos, bem como a outros de diferentes origens, progredirem nas suas carreiras dos ralis, elevando-os a voos mais altos, a nível internacional.
Reafirmando-se como o troféu de referência na Península Ibérica, a Peugeot Rally Cup Ibérica conta com um muito aliciante montante de prémios, no valor acumulado de 120.000 euros e distribuídos por rali. No final da época, o destaque vai para o Grande Prémio, que permitirá ao Campeão de 2023 o acesso a um Programa Oficial no próximo ano.
O primeiro encontro está já agendado para o final do mês de abril, no Rali Terras d’Aboboreira, numa copa que evoluirá depois, até outubro, pelo Vodafone Rally de Portugal (prova do WRC), e pelas regiões de Ourense, Ilha da Madeira, Astúrias e Catalunha. Que ganhe o melhor!
Ultimam-se os preparativos para Temporada 6 da Peugeot Rally Cup Ibérica, a primeira das iniciativas de ralis de abrangência ibérica cujo lançamento ocorreu em 2018, de imediato granjeando um sucesso hoje amplamente reconhecido. A então inédita iniciativa já consagrou cinco Campeões, pilotos que, entretanto e fruto desse resultado máximo, elevaram as suas carreiras a novos patamares, dando o salto para outras categorias e competições de ralis, a nível nacional e internacional.
O calendário de 2023 desta competição coorganizada pela Peugeot Portugal e Peugeot Espanha, com a logística a cargo da Sports & You, volta a compor-se por um total de seis eventos, divididos pelas duas fronteiras e em pisos de terra e de alcatrão. Será um mix de provas pontuáveis não só para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR, sob a égide da FPAK) e para o SuperCampeonato de Espanha de Ralis (SCER, sob a égide da RFEDA), como para três iniciativas da FIA: Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), European Rally Trophy (ERT) e International Iberian Trophy (IIT).
A Peugeot Rally Cup Ibérica 2023 iniciar-se-á já no final do mês no Rali Terras d’Aboboreira (nos dias 28 e 29 de abril), jornada pontuável para o CPR e o primeiro dos dois eventos lusos do ERT, a que se seguirá o mundialista Vodafone Rali de Portugal (11 a 14 de maio), prova do WRC e do CPR. Este rali terá, este ano, a particularidade de integrar o plantel desta copa ibérica apenas no percurso do dia de sábado (dia 13 maio), o mesmo que é válido para o Campeonato de Portugal de Ralis de 2 Rodas Motrizes.
Dessas duas jornadas em terra, o plantel da copa ruma aos pisos de asfalto do Rallye Ourense (17 a 18 de junho), pontuável para o SCER, fechando-se a primeira metade desta Temporada 6 da iniciativa ibérica. Mês e meio depois, será, de novo, no asfalto que se fará o regresso à contenda, então com uma estreia no Rali Vinho Madeira (3 a 5 de agosto), conceituada jornada na “Pérola do Atlântico” que, em 2023, pontua para o CPR e para o ERT da FIA, Raly & You Madeira para além do Campeonato da Madeira de Ralis.
A Peugeot Rally Cup Ibérica completar-se-á em dois ralis do SCER, com o Rallye Blendio Princesa de Asturias – Ciudad de Oviedo (09 e 10 de setembro), este ano com um percurso misto em terra e asfalto, a que se seguirá o sempre espetacular RallyRACC Catalunya – Costa Daurada (20 e 21 de outubro), este ano corrido em terra, percurso que definirá os rankings finais de Pilotos, Navegadores e Equipas, consagrando os Campeões de 2023.
CALENDÁRIO DA PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023
28 e 29 de abril Rali Terras d’Aboboreira Terra Portugal
11 a 14 maio Vodafone Rally de Portugal* Terra Portugal
17 e 18 junho Rally de Ourense Asfalto Espanha
3 a 5 de agosto Rali Vinho Madeira Asfalto Portugal
9 e 10 de setembro Rallye Blendio Princesa de Asturias – Ciudad de Oviedo Asfalto e Terra Espanha
20 a 23 outubro RACC Catalunya/Rally de España Terra Espanha
120.000 EUROS EM PRÉMIOS POR RALI E UM GRANDE PRÉMIO FINAL
Para 2023 e na linha das anteriores edições, a organização da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA aponta para um volume significativo de inscrições, objetivo para que o atrativo pacote de prémios a distribuir pelo plantel irá, decerto, contribuir.
Há 20.000 euros a distribuir prova a prova, divididos pelos ocupantes do top-10 de cada rali, valor que inclui 1.000 euros para o melhor piloto Júnior (com 27 anos ou menos, nascido em ou após 1 de janeiro de 1996; 50% entregues sob a forma de vales de compra Peugeot Sport Racing Shop, a utilizar até 31 de dezembro de 2023).
Naturalmente, os bolos maiores vão para os ocupantes dos lugares do pódio nos seis ralis (ex.: 5.000 euros para o vencedor, 4.000 para o segundo classificado e 3.000 para o terceiro), distribuindo-se o restante montante pelos demais classificados no ranking da copa.
Somadas as pontuações conquistadas ao longo da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023 (ver detalhe abaixo), o Piloto que melhor pecúlio tiver acumulado conquistará o Grande Prémio Final que está reservado aos futuros “Campeões”: um programa desenvolvido pela Sports & You, aos comandos de uma máquina Rally2 em Portugal ou Espanha; ou um programa oficial Peugeot Sport com um Peugeot 208 Rally4 no ERC (cabe à organização da copa a definição do programa).
Ainda neste domínio, a Equipa Campeã que melhor pontuação acumulada somar no final da época, garantirá um de dois vouchers para aquisição de viaturas Stellantis Motorsport, ou no valor de 5.000 euros para um veículo da categoria Rally4, ou de 10.000 euros para uma viatura da categoria Rally2.
Em resumo, a Peugeot Rally Cup Ibérica soma um montante total de 120.000 euros em prémios (monetários e vouchers) para distribuir ao longo das seis provas do calendário e após o seu término.
Sem alterações no domínio das Pontuações a atribuir, a Pilotos e Navegadores, em cada uma das seis provas pontuáveis para PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023, mantém-se a sequência de 25 pontos para os vencedores, 20 para os segundos classificados e 18 para os terceiros, dividindo-se os restantes 14-12-10-8-6-4-2 pontos do quarto ao 10º lugar. A partir do 11º lugar, é atribuído 1 ponto extra.
Para dar um boost extra na luta de final de época pelos pontos da copa, as pontuações da quinta e sexta provas (Princesa das Asturias e Catalunya) terão um coeficiente de multiplicação de 1,2 aos pontos totais obtido nessas provas.
Dos seis ralis da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023 serão apurados os cinco melhores resultados.
Como se refere acima, as Equipas, desde que inscritas na copa, poderão somar as duas melhores pontuações dos seus dois melhores representantes em cada rali, incluindo os pontos da “Power Stage” / “TC Plus”. Neste caso, conta o total dos seis resultados, dos seis ralis.
Oportunamente serão reveladas informações adicionais da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023, designadamente aquando da publicação das versões finais do respetivo Regulamento Desportivo e Regulamento Técnico da competição.
Coorganizada pela PEUGEOT Portugal e pela PEUGEOT Espanha e com a gestão logística a cargo da Sports & You, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2023 volta a ter a Pirelli como parceira, no domínio do fornecimento e assistência em termos de pneus, e os apoios do RACC e do ACP.