A edição deste ano do Rali Vinho Madeira volta a contar a Peugeot Rally Cup Ibérica e Peugeot Rally Cup Portugal, competição que traz à região à volta de 15 carros, os que estão a competir no Campeonato Portugal Ralis e as equipas que competem na Cup Ibérica.
A exemplo do ano passado, as equipas madeirenses interessadas podem também se inscrever no troféu.
Peugeot Rally Cup Ibérica e Peugeot Rally Cup Portugal encontrou alguns obstáculos pelo caminho, para a edição deste ano do Rali Vinho Madeira.
Contratempos que a organização dos Troféus e do Rali Vinho Madeira conseguiram solucionar com a firme convicção, que para ambas as partes, é uma presença benéfica os dois troféus na mítica prova madeirense.
Após seis temporadas de sucesso, a Peugeot Rally Cup Ibérica reforçou-se, em 2024, com a nova Peugeot Rally Cup Portugal, apostando num calendário e pacote de prémios referenciais.
Em termos de estrutura, o novo troféu nacional assenta em cinco ralis do Campeonato de Portugal de Ralis, numa época que arrancou nos troços de terra do Rali Casinos do Algarve, Rali Terras d’Aboboreira, transitando, depois, para o asfalto do Rali de Castelo Branco, do Rali Vinho Madeira e do Rali da Água Transibérico Chaves – Verín.
Destaque-se o Grande Prémio Final da Peugeot Rally Cup Portugal, a atribuir ao ‘Campeão’, que garantirá, em 2025, ao volante de uma viatura Rally2 da Stellantis Motorsport, num rali do CPR do próximo ano. Há, também, 75.000 euros em prémios monetários a distribuir no total das cinco provas do Calendário de 2024.
Já a Peugeot Rally Cup Ibérica assume novos moldes em 2024 na que será a sua temporada sete, com dois ralis em Portugal (Aboboreira e Madeira) e dois em Espanha (Rally Rías Baixas e RallyRACC Catalunya – Costa Daurada), num equilíbrio entre troços de terra e de asfalto.
O ‘Campeão’ ibérico de 2024 terá a possibilidade de fazer um de dois programas em 2025, ambos com viaturas da Stellantis Motorsport: ou com um Rally4, no Campeonato da Europa de Ralis (ERC), ou com um Rally2, numa série nacional, em Portugal ou Espanha.
Estreante na temporada de ralis de 2024, a nova Peugeot Rally Cup Portugal, alicerça-se no sucesso da internacionalmente conceituada Peugeot Rally Cup Ibérica e vem complementar o que de melhor se realiza de há seis anos a esta parte. A aposta recai numa nova fórmula de promoção e de lançamento de novos valores para a modalidade dos ralis.
A primeira edição da Peugeot Rally Cup Portugal, irá, ainda, garantir a um jovem piloto a valiosa oportunidade de se estrear numa viatura de escalão superior, integrado numa estrutura oficial. Somando a maior pontuação no conjunto dos cinco ralis, todos integrados no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), os ‘Campeões’ de 2024 terão acesso ao Grande Prémio Final: fazer um rali do CPR 2025 numa viatura Rally2 da Stellantis Motorsport.
O novo troféu arrancou no Rali Casinos do Algarve, seguindo-se o Rali Terras d’Aboboreira, as duas provas em pisos de terra.
A secção de asfalto é composta pelo Rali de Castelo Branco e o Rali Vinho Madeira no início de agosto, numa época que terminará em setembro, no Rali da Água Transibérico Chaves – Verín.
O aliado maior dos pretendentes ao título nacional será, à semelhança das últimas quatro temporadas da série ibérica, o Peugeot 208 Rally4, ‘máquina’ em que múltiplos novos pilotos de referência do CPR têm emergido nos últimos anos, contribuindo para o seu desenvolvimento e proporcionando-lhes uma experiência competitiva completa.
Em matéria de prémios, os participantes no novo troféu organizado pela Peugeot Portugal e gerido no terreno pela Sports & You, irão lutar por um total de 75.000 euros.
São 15.000 euros em cada um dos cinco ralis, divididos entre os cinco primeiros classificados: 5.000 euros para os vencedores; 4.000 para os segundos classificados; 3.000 para os terceiros; 2.000 para os quartos e 1.000 euros para os quintos. Note-se que 50% dos prémios assumem a forma de vouchers para produtos oficiais Stellantis Motorsport.
Quanto à Peugeot Rally Cup Ibérica 2024, esta coorganização, desde 2018, da Peugeot Portugal e da Peugeot Espanha, assume novos moldes, embora mantenha a sua essência de base, com metade das provas em cada país e uma divisão equitativa entre terra e asfalto. Para a mesma pontuará o Rali Terras d’Aboboreira (terra) e o Rali Vinho da Madeira (asfalto), do lado luso, juntando-se-lhes o Rally Rías Baixas (asfalto) e o RallyRACC Catalunya – Costa Daurada (terra).
Sublinhe-se o facto de a Peugeot Rally Cup Ibérica ser o único troféu de promoção a oferecer aos seus ‘Campeões’ a oportunidade única de participarem num programa oficial internacional, no âmbito do FIA ERC (Campeonato da Europa de Ralis da FIA), aos comandos de um 208 Rally4 da Peugeot Sport, ou num programa oficial de âmbito nacional, em Portugal ou Espanha, com um Rally2 da Stellantis Motorsport.
A Pirelli é parceira de ambas as copas em termos de fornecimento e assistência de pneus.