O defesa-central do FC Porto, de 39 anos, ainda não tinha participado nos trabalhos da equipa com vista aos dois encontros, agendados para os dias 24 e 27, diante de checos e espanhóis, em Praga e Braga, respetivamente, tendo ficado a realizar trabalho de recuperação no ginásio.
“O defesa-central foi avaliado pela Unidade de Saúde e Performance da FPF e dispensado do estágio da Seleção por motivos de ordem física”, pode ler-se no curto comunicado do organismo, que não adiantou se o selecionador Fernando Santos irá convocar um substituto.
Pepe é o terceiro jogador a deixar os trabalhos da equipa das ‘quinas’, depois do avançado Rafa, do Benfica, que renunciou à seleção e nem chegou e treinar-se com o grupo, tendo sido rendido pelo estreante Gonçalo Ramos, e do lesionado Raphaël Guerreiro (Borussia Dortmund), substituído pelo também lateral-esquerdo Mário Rui (Nápoles).
Concluídas quatro jornadas da Liga das Nações, Portugal está no segundo posto do Grupo A2, com sete pontos, depois de ter superado a Suíça (4-0) e a República Checa (2-0), em Lisboa, empatado com a Espanha (1-1), em Sevilha, e perdido perante os helvéticos (1-0), em Genebra.
A Espanha é quem lidera a ‘poule’, com oito pontos, enquanto a República Checa é terceira, com quatro, e a Suíça última, com três.
A formação das ‘quinas’, vencedora da primeira edição da Liga das Nações, em 2019, ao bater na final os Países Baixos, precisa de vencer o agrupamento para chegar à ‘final four’ da terceira edição, sendo que a segunda foi conquistada pela França, numa final com a Espanha, em 2021.
Os quatro vencedores dos grupos da Liga A qualificam-se para a fase final, que inclui meias-finais, final e partida de atribuição do terceiro lugar. A ‘final four’ da terceira edição da prova será realizada em junho de 2023.