No passado fim de semana 22 e 23 de maio, decorreu em Canelas – Estarreja, o Campeonato Nacional Individual de Pista, na modalidade Patinagem de Velocidade.
Neste que foi o evento deu inicio as competições Individuais em 2021, a Madeira fez-se representar com uma delegação, composta por 46 patinadores em representação de três clubes regionais, CS Marítimo (18 patinadores), CDR Santanense (11) e CDR Prazeres (17).
Naquela que será a pista que acolherá o Campeonato da Europa da modalidade no presente ano, a modalidade voltou à competição e em oito escalões, os clubes puderam medir forças e avaliar o estado atual das suas equipas.
No que concerne aos resultados, a Madeira esteve em grande parte dos escalões, seja nas femininas, como também nos masculinos.
No escalão de cadetes femininos, a atleta Francisca Henriques, do Clube Sport Marítimo, arrecadou o título nacional na geral de todas as provas, sendo que, a atleta do Santanense, Rita Freitas, veio a arrecadar o 3.º lugar à geral do mesmo.
Já nos cadetes masculinos, Martim Vieira, do Clube Sport Marítimo, arrecadou também o titulo nacional da geral de todas as provas, sendo que o atleta do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres, Pedro Parker, arrecadou o 3º lugar à geral.
Nas Juvenis Femininas, a Madeira dominou o escalão, sendo que na vertente de Sprint Cup as atletas do CDR Prazeres, Bibiana Silva e Bianca Gonzalez, obtiveram o 1º e 2º respetivamente, e a atleta do CS Maritimo, Margarida Silva, fechou o pódio. Na vertente de Long Cup, o CDR Prazeres dominou por completo, realizando pódio completo, com a atleta Jéssica Rodrigues a conquistar o titulo nacional de fundo, e Bibiana Silva e Joana Vieira a completar o 2º e 3º lugar.
Nos juvenis masculinos, um escalão extremamente competitivo, Afonso Silva, atleta do CDR Prazeres, veio a arrecadar o 2º lugar na vertente de Long Cup, com uma excelente prestação demonstrada durante todo o fim de semana.
No escalão de Juniores Femininas, o CDR Prazeres dominou também por completo, sendo que o destaque vai para a atleta Beatriz Silva, arrecadando os 5 títulos nacionais das 5 provas disputadas, sendo que Inês Rodrigues foi vice-campeã nacional das provas de 1000m, e 10000m Pontos/Eliminar, e ainda 3º classificada na prova de 500m Sprint e 10000m Eliminar.
No escalão de Juniores Masculinos, o CDR Prazeres volta novamente a dominar o escalão, sendo que Marco Lira conquistou 3 títulos nacionais nas provas de 200m Perseguição, 10000m Pontos/Eliminar e 10000m Eliminar, e ainda vice campeão-nacional nas provas de 500m Sprint e 1000m. Luís Silva acabou por arrecadar 2 títulos nacionais nas provas de velocidade, 500m Sprint e 1000m. Gonçalo Abreu, atleta também do CDR Prazeres, foi vice-campeão nacional nas provas de 10000m Pontos/Eliminar, e 10000m Eliminar.
Já no escalão de Seniores Femininas, Glória Pereira, atleta do CDR Prazeres, conquistou 2 títulos de campeã nacional na prova de 200m Perseguição e 500m Sprint, feitos estes que já não conquistava desde o ano de 2013. Ainda assim, foi vice-campeã nacional da prova de 10000m Eliminar e 3º classificada na prova de 1000m. Matilde Caetano, atleta do CDR Santanense, no seu 1º ano de sénior, foi vice-campeã nacional na prova de 1000m, e ainda 3º classificada na prova de 500m Sprint.
Já nos Seniores Masculinos, Vasco Martins, atleta do CDR Prazeres, conquistou o titulo de vice-campeão nacional na prova de 200m Perseguição, e António Freitas, do CDR Santanense, 3º classificado na prova de 200m Perseguição, sendo que em várias provas durante o Campeonato esteve em bom plano, muito próximo das medalhas.
A patinagem de velocidade volta a competição nacional nos dias 05 e 06 de Junho com o Campeonato Nacional Individual de Estrada, evento que voltará a ter lugar no circuito de Canelas – Estarreja.
Já no próximo fim de semana 28, 29 e 30 de maio a Federação de Patinagem de Portugal desenvolve em Canelas, mais propriamente na Patinodromo Armando Rodrigues, o Estágio de Esperanças, que tem convocados para o efeito 6 atletas do CDR Prazeres, 1 do CDR Santanense e 1 atleta do CS Marítimo.