O União da Madeira regressa à I Liga portuguesa de futebol, após 20 anos de ausência, tendo como grande objetivo para esta temporada a manutenção na I Liga e a valorização dos seus ativos.
Com uma profunda remodelação no plantel, tendo jogadores como Mendy, o terceiro melhor marcador da II Liga com 20 golos, o central Roberto, o jogador mais utilizado na época passada, Pedro Trigueira e Filipe Chaby abandonado o clube, o União, com um orçamento de três milhões de euros, tem como grande objetivo a manutenção na I Liga.
Numa clara aposta na juventude, na equipa que será orientada pelo técnico Luís Norton de Matos, sobressaem como jogadores com experiência na I Liga o defesa-direito Paulinho (ex-Moreirense), o central Diego Gallo (Ex-Arouca), o lateral esquerdo Joãozinho (emprestado pelo Sporting de Braga) e o recém-contratado médio ofensivo brasileiro Danilo Dias (ex-Qarabag/Aze).
Os avançados Miguel Fidalgo e Élio Martins, que transitam da época passada, são também jogadores com experiência de I Liga.
De resto, o plantel à disposição de Luís Norton de Matos é composto por jogadores sem ou com pouca experiência no escalão principal, o que poderá ser uma dificuldade acrescida na carreira da equipa.
Sem estádio próprio, o clube irá utilizar o estádio do Centro Desportivo da Madeira, na Ribeira Brava, recinto que foi usado na época passada, na caminhada rumo à I Liga. Contudo, nas partidas com transmissão televisiva, será utilizado o Estádio da Madeira, pertença do Nacional.
Esta é a sexta presença do clube madeirense na I Liga, sendo o 12.º lugar a melhor classificação obtida no escalão principal, que alcançou nas épocas de 1990/1991 e 1993/1994.
O União terá o seu primeiro grande desafio, no próximo domingo, num dérbi regional, ao enfrentar o Marítimo, em sua casa, na primeira jornada da I Liga, deslocando-se depois ao Estádio da Madeira para enfrentar o Nacional, na ronda seguinte.
O União da Madeira estagiou em Leça da Palmeira, no distrito do Porto, entre 21 e 31 de julho, tendo na pré-temporada, nos sete jogos realizados, vencido apenas a Camacha (3-0), equipa do Campeonato Nacional de Seniores.
Nos restantes seis, acumulou três derrotas, com Nacional (2-0), Vitória de Guimarães (2-1) e Boavista (2-1), na final do Torneio Capital do Móvel, e três empates, com Freamunde (0-0), que acabou vencendo na marcação de pontapés da marca de grande penalidade, Feirense (1-1) e Sanjoanense (0-0).