Os basquetebolistas da NBA deixaram de estar proibidos de usar a canábis, também conhecida por Marijuana ou Liamba. O novo “Acordo Coletivo” entre as partes envolvidas (CBA) é para os próximos sete anos, segundo Shams Charania, do The Athletic.
A planta de canábis foi assim removida do programa de testes anti-drogas da liga norte-americana de basquetebol, um processo que começou durante a temporada 2019-20, altura em que foi anunciado que os testes à substância deixaram de ser realizados. Este é um passo para o fim da política de proibição do uso de canábis pelos desportistas, um passo que já tinha sido dado pelo UFC, maior promotor de artes marciais mistas do mundo, em 2021.
Num podcast apresentado por antigos atletas da NBA, Matt Barnes e Stephen Jackson, os dois atletas revelaram que grande parte dos atuais e antigos atletas da liga norte-americana de basquetebol utilizam a canábis durante a carreira.
Um dos maiores jogadores da atualidade, Kevin Durant, revelou em entrevista a David Letterman, em 2022, que “para mim (Kevin Durant), é como tomar um copo de vinho.”