O Nacional e o Boavista empataram hoje sem golos, num jogo da 12.ª jornada da I Liga de futebol marcado pela falta de eficácia dos ‘alvinegros, em que guarda-redes César foi o melhor em campo, no Funchal.
Os madeirenses ocupam agora a 16.ª posição, com os mesmos nove pontos do Estrela da Amadora, que é 15.º, ao passo que o Boavista é 13º, com 10, em igualdade com Estoril, Gil Vicente e AVS.
O jogo começou entretido, com o Nacional a ameaçar logo aos seis minutos, por via de Adrián Butzke, que rematou a rasar o poste, tendo Salvador Agra, aos 11, respondido para defesa atenta de Lucas França.
Com o passar do tempo, a formação insular, sempre com mais posse de bola, tomou conta das operações, dispondo de duas ocasiões até ao intervalo, enquanto os nortenhos estiveram sempre na expectativa.
À passagem do minuto 25, Adrián Butzke, sempre dos mais inconformados, atirou à malha lateral, ainda que tenha dado a sensação de golo nas bancadas, para depois Rúben Macedo, à entrada da área, também falhar o alvo (33).
Após o descanso, a toada de jogo manteve-se, sendo que o Nacional teve tudo para marcar, logo a abrir o segundo tempo (49), mas Rúben Macedo, na pequena área, cabeceou para César fazer a defesa da noite.
Os comandados por Cristiano Bacci quase não saiam do seu meio campo defensivo, porém, beneficiaram de um erro do defesa Zé Vítor, perdeu a bola em zona recuada, mas Bozenik, solto de marcação na grande área, não aproveitou o brinde (59).
A precisar de ganhar para ‘respirar’ melhor na classificação, a ‘turma’ orientada por Tiago Margarido acentuou a pressão na última meia hora, mas encontrou sempre um ‘muro’ chamado César.
O guardião brasileiro voltou a ser decisivo aos 77 minutos, quando ‘sacudiu’ um remate rasteiro de autoria de Luís Esteves, assim como aos 87, depois de nova tentativa de Rúben Macedo, mas a bola saiu à figura.
Já em desespero, o recém-entrado Isaac Tomich, que entrou muito bem a dinamizou o ataque do Nacional, fintou dois oponentes mas não foi capaz de bater César, que manteve o nulo até final.