Nacional e Santa Clara, primeiro e segundo classificados da II Liga portuguesa de futebol, empataram hoje 3-3, graças a um golo dos madeirenses nos descontos do jogo da 34.ª jornada disputado no Funchal.
Os açorianos dominaram a primeira parte e chegou ao intervalo a vencer por 2-0, com golos de Fernando Andrade, aos 22 e 38 minutos. No segundo tempo, o Nacional reduziu, por Ricardo Gomes, aos 59, Diogo Santos voltou a destacar o Santa Clara, aos 71, mas Bryan Róchez, aos 82, e Mauro Cerceira, aos 90+3, selaram o empate final.
Com este resultado, o Nacional permanece na liderança, com 63 pontos, mais seis do que os açorianos, que podem, ainda hoje, ser ultrapassados por Penafiel e Arouca, que somam 55 pontos, e defrontam, respetivamente Leixões e Benfica B.
Numa primeira parte de grande qualidade, o Santa Clara chegou ao intervalo, com uma vantagem de dois golos, perfeitamente justificada pelo produzido até então.
Logo aos cinco minutos, Dennis Pineda rematou ao poste da baliza madeirense e o maior ascendente do Santa Clara foi premiado, à passagem do 22.º minuto, com o golo de Fernando Andrade.
Os açorianos continuavam a dominar e, aos 27, Osama Rashid, na marcação de um livre, obrigou Daniel Guimarães a uma boa defesa. Aos 31, o mesmo Osama Rashid culminou uma jogada envolvente, com um potente remate ao poste.
O Santa Clara exercia muita pressão sobre o portador da bola, criando inúmeros problemas na fase de construção do Nacional e, aos 38, Fernando Andrade voltou a marcar, ampliando a vantagem.
A partir daí, o conjunto madeirense esboçou uma reação e, aos 39, João Camacho, obrigou Marco Pereira a mostrar os seus recursos. Já em período de compensações, o guarda-redes do Santa Clara foi também forçado a aplicar-se, após um remate de Jota.
O Nacional entrou na segunda parte com outra disposição, ilustrada com as tentativas de Ricardo Gomes, primeiro, aos 49, com um remate desviado pela defesa, e, depois, com um cabeceamento para o primeiro golo dos madeirenses.
Apesar de praticamente remetido à defesa, o Santa Clara voltou a mostrar eficácia, e repôs a vantagem em dois golos, com um tento de Diogo Santos, na sequência de um pontapé de canto.
Aos 82, Bryan Róchez reduziu para o Nacional, na conversão de um livre no interior da área, que puniu um atraso de Toni Gorupec recolhido por Marco Pereira.
O suplente Mauro Cerqueira acabaria por conseguir o empate para o líder da II Liga, no terceiro minuto dos descontos, com um desvio para a baliza no segundo poste.
c/LUSA