O BSAD venceu hoje o Nacional por 2-1, no Estádio da Madeira, num jogo da quinta jornada da II Liga portuguesa de futebol em que atuou desde os 24 minutos em superioridade numérica.
A formação lisboeta subiu duas posições, para o 16.º e antepenúltimo lugar, com quatro pontos, deixando a lanterna-vermelha para os madeirenses, com três, em igualdade com o Académico de Viseu, 17.º.
O Nacional continua sem vencer em casa, perdeu os três jogos que disputou, enquanto o BSAD alcançou a sua primeira vitória na prova, depois de um empate, também como visitante, frente ao Penafiel (3-3).
A visita do BSAD ao Nacional fica marcada pela expulsão de João Aurélio aos 24 minutos, após uma entrada sobre o médio sul-africano Yaya Sithole, dificultando a tarefa dos madeirenses.
O Nacional cedo se adiantou no marcador, à passagem dos nove minutos, num cabeceamento ao primeiro poste de Danilovic, após um canto cobrado por Luís Esteves.
O jogo estava equilibrado e aos 18 minutos, Braima rematou ao poste da baliza dos insulares.
Depois, ocorreu a expulsão de João Aurélio e o jogo alterou-se.
Nandinho rapidamente retirou o seu médio mais defensivo Yaya Sithole e lançou um jogador mais ofensivo Edgar Pacheco. A partir daí a pressão do BSAD foi intensa e o golo da igualdade haveria de surgir na marcação de um livre por Castro, à passagem dos 42 minutos.
Contudo, já em período de compensações da primeira parte, o Nacional dispôs de uma soberana ocasião para passar novamente para a frente do marcador, mas Nuno Tomás evitou que o ‘disparo’ de Gustavo Silva resultasse em golo.
Aos 62, Edgar Pacheco correspondeu com eficácia e um centro de Henrique e adiantou o BSAD no marcador. Depois de estar a perder, e mesmo em inferioridade, o Nacional ‘empurrou’ a formação lisboeta para perto da sua área, sem, no entanto, conseguir evitar alguns ‘sustos’, como o provocado por Kikas, aos 89.
Nos últimos minutos, Patrick fixou o resultado em 3-1, pouco depois de Danilovic ter acertado no poste da baliza madeirense, na conversão de um livre.