A equipa madeirense vinha embalada da goleada em Penafiel, por 1-4, e quis dar sequência à série de cinco vitórias consecutivas para o campeonato.
A formação de Tiago Margarido não perdeu tempo e aos 3 minutos Chuchu Ramírez inaugurou o marcador, frente à Oliveirense do madeirense Fábio Pereira. Aos 10 minutos foi a vez de Gustavo Silva fazer o segundo para o Nacional e, aos 21 minuos, Witi viria a fazer o primeiro de três na conta pessoal. Já no tempo de descontos da primeira parte, o internacional moçambicano bisou e os madeirenses recolheram ao balneário com um confortável 4-0.
A segunda metade do encontro começou como a primeira, com o Nacional por cima e com o suspeito Witi a fazer o hat-trick e a fechar a contagem em 5-0. À 7.ª jornada este é já o melhor registo de Witi Quembo em nove épocas ao serviço dos alvi-negros, com 6 golos e 4 assistências.
Os alvi-negros dispuseram ainda de várias oportunidades para dilatar a vantagem, mas não conseguiram concretizar.
Com este triunfo, o Nacional sobe ao segundo lugar da II liga, com menos um ponto do que o líder AVS, que só joga na segunda-feira, com o Penafiel. Os madeirenses têm o melhor ataque da prova, com 16 golos apontados. Na diferença de golos igualam o Santa Clara (+8).