Os ‘regressos’ de Rodrigo Mora (FC Porto) e Geovany Quenda (Sporting) são os destaques da convocatória de estreia do selecionador nacional de futebol de sub-21, Luís Freire, para a dupla jornada com o Azerbaijão e Escócia, rumo ao Euro2027.
O novo selecionador Luís Freire, que rende Rui Jorge, após 15 anos no cargo, promoveu ainda a estreia de Fábio Baldé, do Hamburgo, recém-promovido à Bundesliga, e Tiago Gabriel, do Lecce, de Itália, que nunca representaram qualquer seleção da formação.
Para Luís Freire “faz todo o sentido” a renovada seleção, a atravessar um novo ciclo com uma dezena de entradas, integrar estes “dois jovens experientes jogadores”, Fábio Baldé e Tiago Gabriel, dado que se encontram “num contexto competitivo muito alto”.
Os ‘regressos’ de Rodrigo Mora e Geovany Quenda, jogadores que já integraram a seleção principal e que estão a um passo de se afirmar nos eleitos do selecionador Roberto Martinez, é encarada com naturalidade por Luís Freire, porque os dois “podem acrescentar muito ao grupo”.
De acordo com Luís Freire, Rodrigo Mora e Geovany Quenda “estão comprometidos com Portugal e é esse o espírito com que vão encarar o regresso à seleção de sub-21, pois se chegaram tão alto é porque têm valor e têm a oportunidade de o mostrar”.
“Em poucos dias temos dois jogos [Azerbaijão, em Barcelos, em 5 de setembro, e Escócia, em Motherwell, em 9] e temos que passar uma ideia. Será sempre uma equipa muito ambiciosa, que quererá trazer vitorias e alimentar a equipa A”, afirmou.
Luís Freire, de 39 anos, revelou que a sua ambição para a seleção de sub-21 “é a mesma de todos os que acompanham futebol que é a de entrar em campo para vencer todos os jogos”.
“Temos que ser melhores do que os adversários e vencer o Azerbaijão e a Escócia e depois chegar ao Europeu e ganhar o Europeu”, disse Luís Freire, que promete uma seleção “agressiva, ofensiva, a reagir rápido à perda de bola e a pressionar”.
A seleção concentra-se na segunda-feira em Braga, para dar inicio ao primeiro estágio rumo ao Euro2027, a decorrer na Albânia e na Sérvia.
Lista dos 24 convocados:
– Guarda-redes: André Gomes (Alverca), Diogo Pinto (Estrela da Amadora) e João Carvalho (Sporting de Braga).
– Defesas: Diogo Travassos (Moreirense), Gabriel Brás (FC Porto), Gonçalo Oliveira (Benfica), João Muniz (Sporting), José Sampaio (Vizela), Leonardo Barroso (Chicago Fire, EUA), Tiago Gabriel (Lecce, Ita) e Tiago Parente (Estoril Praia).
– Médios: Dário Essugo (Chelsea, Ing), Diego Rodrigues (Sporting de Braga), Gustavo Sá (Famalicão), Mateus Fernandes (West Ham, Ing) e Mathias de Amorim (Famalicão).
– Avançados: Afonso Moreira (Lyon, Fra), Carlos Forbs (Club Brugge, Bel), Fábio Baldé (Hamburgo, Ale), Geovany Quenda (Sporting), Gustavo Varela (Gil Vicente), Rodrigo Mora (FC Porto), Roger Fernandes (Sporting de Braga) e Vivaldo Semedo (Watford, Ing).