O Mónaco goleou ontem o Nantes por 4-0, no fecho da 28.ª jornada da Liga francesa de futebol, com mais uma grande exibição de Bernardo Silva, e mantém três pontos de vantagem sobre Paris Saint-Germain e Nice.
O internacional português abriu o caminho para a goleada, quando, logo aos quatro minutos, encetou um ‘slalom’ com a bola nos pés, passando por dois adversários e rematando contra o corpo de um terceiro à entrada da área, com a bola a descrever um arco e a cair ao alcance do jovem Kylian Mbappe, que marcou.
O segundo golo surgiu aos 43 minutos, quando Valére Germain, que foi titular devido à lesão do colombiano Falcão, deu a melhor sequência a um remate de ressaca do central polaco Kamil Glik, após a cobrança de um pontapé de canto.
O Mónaco chegaria ao terceiro golo ainda antes do intervalo, aos 45+1minutos, pelo nova coqueluche do futebol francês, o jovem Mbappe, mais uma vez na sequência de um jogada brilhante de Bernardo Silva.
O português ‘roubou’ a bola a um adversário a meio-campo, arrancou com ela até à entrada da área depois de tirar dois adversários da frente e fez um cruzamento ‘adocicado’ para o seu companheiro desviar de cabeça para ou fundo das redes.
Na segunda parte, o Mónaco limitou-se a gerir a vantagem, mas, ainda assim, foi suficiente para chegar ao quarto golo, aos 59 minutos, na execução de um penálti pelo brasileiro Fabinho, após um derrube na área sobre Thomas Lemar.
Pela equipa de Leonardo Jardim, alinharam os internacionais portugueses Bernardo Silva, que seria substituído pelo médio marroquino Nabil Dirar, aos 78 minutos, e João Moutinho, que foi lançado em campo aos 68, para substituir Mbappe.
Com este triunfo, o Mónaco isolou-se novamente na liderança, com 65 pontos, mais três do que a dupla que o persegue, o Paris Saint-Germain e o Nice, numa luta acesa a três pelo título francês.
O Nantes, orientado pelo treinador português Sérgio Conceição, manteve o 12.º lugar, com 34 pontos.
Noutro jogo ontem disputado, o Toulouse cedeu um empate em casa a um golo frente ao Lille, com o detalhe do golo da equipa visitante marcado aos 80 minutos ter tido a participação do internacional português Éder.
O golo foi de autoria do avançado argelino Yassine Benzia, à boca da baliza, mas a bola veio do pé de Éder, o qual, ao rematar à entrada da área um rechaço do guarda-redes para a frente, acertou nas ‘orelhas’ da bola e esta, por sorte, ressaltou para o colega finalizar junto ao poste.
O Toulouse esteve em vantagem desde o minuto 30, quando Christopher Julien inaugurou o marcador na sequência de uma assistência do médio Yaan Bodigerty.
Pelo Lille, além de Éder, alinhou o internacional sub-21 português Ronny Lopes, que foi lançado em campo a seguir ao intervalo, a render o avançado maliano Yves Bissouma.
LUSA