Comunicado Associação de Karate da Região Autónoma da Madeira:
"A Associação de Karate da Região Autónoma da Madeira, organizou no passado dia 02 de Outubro o MIKT – Madeira International Karate Tournament que se realizou no pavilhão do Caniço.
Este evento contou com a presença de cerca de 96 atletas oriundos de Espanha, Luxemburgo, Açores e Portugal Continental, incluindo a Seleção Nacional de Karate. A Seleção Regional de Karate foi orientada pelo selecionador regional da Federação Nacional de Karate responsável pela região Madeira Prof Miguel Vieira, juntamente com a Treinadora dos atletas de PEP/AKRAM, Prof Liliana Félix.
Os atletas da seleção regional de karate foram os seguintes: Vertente de Kata – João Correia (Clube Escola de Santa Cruz); Álvaro Alves (Associação Desportiva de Machico); Mariana Neto (Clube Desportivo São Roque); João Casimiro (ASKKSA); Henrique Ferreira (Clube Karate Caniço); André Pestana (ASKKSA); Margarida Gouveia (Clube Desportivo São Roque). Na vertente de Kumite – Ricardo Viveiro (Clube Karate Caniço) Daniel Ferreira (Clube Karate Caniço); João Silva (Associação Desportiva de Machico); Francisco Barros (Clube Naval do Funchal); Maria Carvalho (Clube Escola Santa Cruz); Laura Cabral (Clube Sport Marítimo); Ana Rodrigues (Clube Karate Caniço); Mariana Rodrigues (Clube Karate Caniço); David Moreira (Clube Karate Caniço); Mateus Abreu (Clube Karate Caniço); Francisco Câmara (Clube Karate Caniço).
Na Seleção Regional de Karate, destacaram-se os atletas João Casimiro (ASKKSA) e Ana Rodrigues (Clube Karate Caniço), nas vertentes de Kata e Kumite, respetivamente. Ambos os atletas obtiveram o 3º Lugar do pódio, resultados satisfatórios dada à competitividade da prova e ao nível dos seus adversários.
A organização do evento distinguiu o melhor atleta madeirense nas vertentes de Kata e Kumite. Na vertente de kata o critério de atribuição foi o atleta mais bem classificado, João Casimiro (ASKKSA).
Na vertente de Kumite, foi tido em conta a opinião do selecionador regional da Federação Nacional de Karate responsável pela região Madeira Prof Miguel Vieira, que apesar de o atleta distinguido não ter atingido nenhum lugar de pódio atribuiu “de longe o melhor atleta, com melhor prestação”, Ricardo Viveiros (Clube Karate Caniço).
Este atleta foi também distinguido com o prémio Fair-play de Kumite, sendo que os critérios de atribuição o menor número de faltas cometidas e o maior número de pontos marcados, em toda a prova.
Neste evento marcaram presença dois árbitros com categoria mundial da World Karate Federation e quatro com categoria europeu da European Karate Federation, bem como um árbitro espanhol da Federação das Astúrias, um árbitro da Federação Luxemburguesa de Karate e três de Portugal continental. A AKRAM, através do seu Departamento de Arbitragem convocou todos os Árbitros, Juízes e Oficiais de Mesa regionais.
Dos árbitros convocados apenas compareceram Carla Correia, Bruno Menezes e José Velosa. Juízes Manuel Mendonça, Rafael Jardim, Petra Silva e João Sobrinho. Oficiais de Mesa Ricardo Quintal, Ana Cardoso, António Viveiros, César Gouveia, Joel Nóbrega, Sara Ribeiro, Marco Cárpio, Rúben Moniz, Teresa Nóbrega e Miguel Rosado.
A AKRAM distinguiu o melhor árbitro e juiz madeirense neste torneio, tendo para o efeito solicitado aos árbitros mundiais e europeus a sua avaliação. Os prémios foram atribuídos ao árbitro Carla Correia e ao juiz Rafael Jardim.
No mesmo dia, mas na parte da tarde, realizou-se uma Ação de Formação teórico/prática ministrada pelo Selecionador Nacional Joaquim Gonçalves, onde estiveram presentes cerca de trinta formandos, entre atletas e treinadores. Este evento contribuiu para a evolução técnica dos nossos os atletas e treinadores, que seguiram atentamente as orientações do Selecionador Nacional.
Estiveram presentes várias entidades, nomeadamente os Representantes da Secretaria Regional de Educação, Direção Regional de Educação, Direção Regional de Juventude e Desporto, Câmara Municipal de Santa Cruz, Presidente da Federação Nacional de Karate e Junta de Freguesia do Caniço, o que se faz crer que a instituição AKRAM é vista como uma entidade credível e trabalhadora em prol da modalidade de karate na Região Autónoma da Madeira.
Contribuíram para a realização do MIKT cerca de quarenta e cinco voluntários, para o STAFF do evento, provenientes do Clube Karate Caniço, ASKKSA, Clube Desportivo São Roque, Clube Escola Santa Cruz e Associação Desportiva de Machico.
A AKRAM agradece a todos os apoios e patrocínios nomeadamente a Direção Regional de Juventude e Desporto, Câmara Municipal de Santa Cruz, Câmara Municipal do Funchal, Federação Nacional de Karate, Farmácia do Caniço, Caixa Geral de Depósitos, Samuel Camacho, Lda, Travel One, Sociedade de Automóveis da Madeira, Padaria Flor do Garajau, Clínica Achada Fisioclinic, Promerch, Papelaria ABC, Hotel Dom Pedro e João Crisóstomo, Lda."