É uma polémica que continua a dar que falar. O piloto de ralis Miguel Campos garante que ainda não recebeu o resultado do teste à Covid-19 realizado a 11 de dezembro no Aeroporto da Madeira.
O piloto diz ser falsa e caluniosa a notícia que teria dado o curso de pilotagem infetado com o novo Coronavírus.
O piloto chegou à ilha com um teste rápido de pesquisa antigénio negativo, mas a autoridade de saúde da Madeira não aceita como credível este tipo de teste.
Por isso, fez um teste PCR no aeroporto.
A autoridade de saúde, ouvida pela RTP, garante que o piloto esteve incontactável e que os dados de correio eletrónico e morada inseridos na plataforma "Madeira Safe" estavam incompletos.
As autoridades dizem ter sentido dificuldade em estabelecer contacto com o piloto até porque dizia apenas que iria ficar hospedado na casa de um amigo.
Miguel campos garante ter entrado em contacto com a linha de apoio do serviço nacional de saúde e foi-lhe dito que teria de esperar até receber a informação na caixa de correio.
Ainda assim, acabou por dar o curso de pilotagem com mais de uma dezena de formandos nas serras da Madeira.
O piloto terá ainda estado num jantar convívio com várias pessoas. Em comunicado garante que todos os presentes foram já testados e o resultado foi negativo.
Miguel Campos apresenta ainda um teste negativo realizado já depois de ter regressado a Lisboa, ou seja, na sexta-feira dia 18.
A autoridade de saúde diz que o teste agora efetuado não significa que não tivesse positivo aquando na estada na Região, razão pela qual o processo será tratado em outras instâncias, uma vez que não foram respeitadas as regras em vigor na Região Autónoma.
Dizem as autoridades que não foi encontrada explicação para administrar um curso sem antes saber o resultado do teste à Covid.