A notícia foi avançada pela publicação online da revista espanhola Scratch:
“Ontem à noite, os comissários desportivos publicaram uma série de decisões nas quais 17 pilotos foram penalizados por não cumprirem os regulamentos de reconhecimento.
O artigo 22.2.2 RD do S-CER, infringido pelos pilotos, estabelece o seguinte:
"É autorizada a utilização de notas de anos anteriores dentro do S‐CER, salvo se o troço cronometrado for novo, caso em que na primeira passagem poderá não ter qualquer nota do mesmo. A penalização será a estabelecida para as equipas que realizaram reconhecimento em dias não autorizados.
Além disso, será considerado um novo troço cronometrado aquele que não tenha sido concluído nos últimos três anos, bem como aquele que tenha mais de cinquenta por cento do percurso inédito. Porém, no caso de não atingir esse percentual, não poderá ter nenhuma anotação desse percentual."
Portanto, as penalidades são aplicadas por ter no primeiro passe de reconhecimento, conforme estabelecido no GPS, as notas da classificativa 9 e 13 do rali, especial que é considerada nova por não ter sido disputada nos três anos anteriores.
Isto significa que, de acordo com os poderes conferidos pelo artigo 11.9 C.D.I., os comissários decidem aplicar a sanção prevista no artigo 22.1.1 do RD do S-CER, constante do Anexo 1 (tabela de penalidades). Esta sanção estabelece uma penalidade de 5 minutos para os infratores no tempo investido no final da última seção da prova.
Nas suas comparências, todos os pilotos admitiram os factos, reconhecendo a infração ao Regulamento Desportivo. Por esta razão, tendo em conta o reconhecimento expresso dos infratores, sendo a primeira infração a regulamentos de reconhecimentos, foi decidido aplicar-lhes a sanção mínima. Além disso, acrescenta-se que o Colégio dos Comissários Desportivos decidiu aplicar a sanção no final do artigo 14.º, de forma a não afetar a ordem de partida da segunda fase da prova.”
À RTP Madeira a equipa madeirense, que compete com o Skoda Fabia Rally2 Evo, reagiu à penalização aplicada pelo Colégio de Comissários:
«A primeira notícia do dia no rali Vila de Adeje, em Tenerife, onde a EMOTION Rally Spirit estreia o Skoda Rally2 pelas mãos de Miguel Caires e João Miguel Sousa, surge com uma penalização de 5 minutos por alegados “reconhecimentos ilegais”.
Ainda que tal tenha acontecido em pleno dia oficial de reconhecimentos, antes do arranque da prova, a dupla foi interpelada pela organização e Federação Espanhola, onde foram explicadas as razões da sanção.
Em conjunto com outras 16 equipas, a equipa foi esclarecida de que no conjunto dos 14 troços especiais do rali, um deles é efetuado pela primeira vez e que o regulamento indica que, unicamente para este troço, não se poderia efetuar reconhecimentos com notas prévias à primeira passagem.
Perante a explicação, e na presença de representantes da Federação de “nuestros hermanos”, Miguel Caires acatou a decisão, embora tenha tido oportunidade de salientar que não faz muito sentido proibir a preparação de notas de troços que são publicados na internet uma semana antes da data da prova.
Se tivéssemos sido alertados para este pormenor, teríamos evitado investir tempo na pré-preparação dos troços”.
Sublinhamos também que “estamos em Espanha para desfrutar da experiência de fazer um rali completamente novo, diferente dos que fazemos habitualmente e com um carro também desconhecido, portanto esta situação não altera em nada o objetivo desta prova”.
De referir, por último, que a EMOTION Rally Spirit está muito agradecida com a hospitalidade de que tem sido alvo, quer pela organização, quer pelos adeptos que se fazem ver em grande número, a julgar pelo que se viu no Shakedown da manhã de hoje.»
O rali Villa de Adeje, começou hoje e prossegue noite dentro, num total de 7 classificatias e continua amanhã com mais 5 especiais de classificação, rali que irá determinar o campeão espanhol de ralis.