O AVS venceu hoje na receção ao Marítimo, por 3-2, com ‘bis’ de Nenê, e reassumiu a liderança provisória da II Liga de futebol, no arranque da 19.ª jornada, num grande jogo entre candidatos à subida.
Na tabela, o AVS subiu ao primeiro lugar, com 40 pontos, pressionando o Santa Clara, segundo, com 39 e menos um jogo. O Nacional, que também joga hoje, completa o pódio, com 34.
O Marítimo, por sua vez, mantém o quarto lugar, com 38, mas atrasou-se na luta pelos lugares de subida.
O jogo começou ‘amarrado’, mas o inevitável Nenê desbloqueou o resultado aos 15 minutos, com um remate acrobático na pequena área, após lançamento lateral.
O golo animou o AVS, que ameaçou o segundo num cabeceamento de Jonatan Lucca, num cruzamento de Alaba e, sobretudo, num remate de Edson Farias ao poste, aos 21, 24 e 25 minutos, respetivamente.
Uma intervenção infeliz de Fernando Fonseca, aos 28 minutos, foi aproveitada por Platiny para empatar e fazer o Marítimo reentrar no jogo, na cobrança de uma grande penalidade.
Lucas Silva sofreu a falta e, pouco depois, construiu a jogada da reviravolta, ao passar por vários adversários, antes de Igor Julião servir Bica, já na área do AVS, para uma finalização feliz.
O Marítimo ganhava importante vantagem perto do intervalo, mas permitiu um livre à entrada da área nos descontos, que Nenê cobrou de forma exímia, empatando o jogo e reforçando a liderança dos marcadores do campeonato, agora com 14 golos.
As duas equipas faziam justiça ao epíteto de candidatas e o futebol de ataque voltaria a dar resultados no reatamento, num lance com insistência de Nenê, felicidade de Farias no ressalto e visão, depois, na assistência para Vasco Lopes devolver a vantagem ao AVS, logo aos 48 minutos.
O Marítimo nunca se rendeu, com Xadas perigoso na meia distância, e chegou mesmo a marcar, aos 85 minutos, mas o lance foi irregular e acabou anulado.