O atleta madeirense Marcos Freitas (AS Pontoise-Cergy), terceiro cabeça de série da prova, garantiu a sua terceira participação consecutiva nos Jogos Olímpicos, após as participações em Pequim (2008) e Londres (2012), ao vencer a Final do Grupo C na segunda fase da primeira etapa da Qualificação Olímpica Europeia.
Para Marcos Freitas esta é mais uma conquista importante na sua carreira, no seguimento de um Ciclo Olímpico (2012-2016), onde o jovem madeirense se afirmou no panorama mundial da modalidade, se apresentando atualmente como um dos melhores atletas da modalidade, alcançando feitos históricos para o Ténis de Mesa Português.
Além de Marcos Freitas, também integram a Seleção Portuguesa os atletas Fu Yu, João Geraldo, Tiago Apolónia e Shao Jieni. Os treinadores responsáveis são António Jorge Fernandes (CD São Roque), Kong Guoping, Mário Pedro Couto e Ricardo Oliveira, completando a comitiva o fisioterapeuta madeirense André Costa e Pedro Moura (Presidente da FPTM).
Fruto da sua boa classificação no Ranking Olímpico (10º), Marcos foi diretamente apurado para a segunda fase da primeira etapa, ficando inserido no Grupo C, tendo só entrando em competição hoje (quinta-feira, 14 de abril). No encontro dos Quartos de Final, o atleta insular venceu o checo Dmitrij Prokopcov (70 RM), por 4-2 (9-11, 11-1, 11-5, 6-11, 11-8 e 11-5), tendo na Meia Final vencido o romeno Ovidiu Ionescu (73 RM), por 4-3 (11-3, 8-11, 6-11, 11-4, 12-10, 8-11 e 12-10). Na Final, Marcos Freitas teve pela frente o turco Li Ahmet (40 RM) e venceu por 4-1 (13-11, 8-11, 13-11, 13-11 e 11-9), garantindo lugar nos próximos Jogos Olímpicos.
A comitiva lusa esteve em grande destaque no dia de hoje com quatro atletas, três masculinos e um feminino, a disputarem as finais dos respetivos grupos e a garantir três vagas olímpicas. No setor masculino, Portugal garantiu a presença dos atletas Marcos Freitas e Tiago Apolónia, este último vencedor do Grupo E, na prova de singulares e o consequente apuramento para a competição coletiva. O jovem João Geraldo, finalista vencido do Grupo H, mesmo que conquiste uma das duas vagas ainda em disputa na segunda etapa, não poderá participar na competição olímpica de singulares, dado que o regulamento olímpico apenas permite a participação de dois atletas por país.
No setor feminino, Portugal conseguiu apurar a atleta Fu Yu, vencedora do Grupo E, para a competição olímpica Rio 2016. Relembre-se que esta atleta, naturalizada portuguesa, vive na Madeira, onde representou muitas coletividades regionais, estando atualmente a representar o clube francês do Metz TT. A sua colega de Seleção Shao Jieni não foi feliz no dia de hoje, tendo a oportunidade de ainda lutar por uma das duas vagas ainda disponíveis, no entanto, caso não o consiga fazer, haverá ainda a hipótese de se qualificar via ranking olímpico, cuja publicação final acontecerá a 10 de maio.
Uma jornada importante para os atletas portugueses, que alcançam assim mais uma representação significativa nos Jogos Olímpicos!