O presidente da República cumpre quarta-feira a promessa feita em julho à seleção nacional de futebol e desloca-se à câmara do Porto para impor as insígnias da Ordem de Mérito aos jogadores que se sagraram campeões do Euro2016.
O anúncio foi feito por Marcelo Rebelo de Sousa que, após a vitória de Portugal no jogo da final do Euro contra a França a 10 de julho, afirmou que iria condecorar os jogadores com o grau de comendador.
No dia seguinte o Presidente da República recebeu nos jardins do Palácio de Belém a seleção portuguesa de futebol e entregou a cada um dos jogadores e treinadores alvarás de concessão de condecorações com a Ordem do Mérito, ficando a expectativa de que as medalhas seriam entregues nos dias seguintes.
Aos jogadores, Marcelo disse então: "o exemplo do que é ganhar com coragem, determinação, capacidade de luta, humildade, e espírito de equipa. Isso faz a diferença. E a diferença entre hoje e ontem é que hoje temos mais razões devido a vocês para acreditarmos em Portugal. Viva Portugal".
Pouco mais de um mês depois da vitória da equipa das quinas, a Câmara do Porto anunciou que irá acolher na próxima quarta-feira, a partir das 18:30, a cerimónia de imposição das insígnias da Ordem de Mérito, com a presença do Presidente da República, do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes e do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.
Segundo a autarquia "aguarda-se a presença de todos os selecionados para a campanha de qualificação para o campeonato do Mundo, mas também todos os jogadores que, não estando convocados, se sagraram campeões da Europa".
"Após a imposição das insígnias, a equipa nacional vai deslocar-se à varanda principal dos Paços do Concelho para saudar a população, que poderá assistir, em direto, a toda a cerimónia através de ecrãs gigantes instalados na Praça General Humberto Delgado", é referido no Portal de Notícias da câmara.
A Câmara Municipal do Porto preparou também, para as 18:00 de quarta-feira, uma "homenagem aos campeões europeus de futebol" na Praça General Humberto Delgado, convidando os cidadãos a "apoiar a seleção".