Foi um momento especial para a madeirense Madalena Fernandes, que se estreou numa prova internacional ITF dotada com 40 mil dólares. A jogar perante a sua família e amigos que encheram as bancadas da Quinta Magnólia, a jovem tenista de apenas 14 anos (a idade limite para poder participar), teve como “madrinha” a britânica Scarlet Kavanagh, de 15 anos, no duelo que marcou a abertura oficial deste 5.º Madeira Ladies Open.
Com o nervosismo habitual de passar de apanha bolas para jogadora, Madalena foi ganhando confiança ao longo do encontro, e, para além de ter feito um jogo no primeiro set, teve várias possibilidades de quebrar o serviço a uma oponente mais experiente (pelo menos um ano a mais no circuito) e equilibrar as operações.
Não obstante os seus intentos, foi infrutífera na sua missão, e, depois de perder por 6-1 a primeira partida, manteve-se dentro do jogo e procurou fazer o maior número de pontos. Novo 6-1 no segundo set e alguns pontos de qualidade, fizeram com que os indicadores que deixa para o futuro sejam animadores: “Estou feliz, era uma estreia que esperava e conseguiu fazer algumas coisas positivas”, começou por dizer Madalena Fernandes, concluindo: “Ainda tenho que trabalhar muito mas acredito que posso chegar a um nível superior”, concluiu.
No outro encontro do dia, a também inglesa Summer Yardley não deu hipóteses a Inês Esteves, jogadora que tem muita vontade mas está uns furos abaixo do nível exigido para disputar provas desta envergadura.
Yardley venceu por um duplo 6-0 e vai disputar o acesso ao quadro principal com a compatriota Holly Hutchinson.
O Madeira Ladies Open tem a organização da cabo da Associação de Ténis da Madeira e vai decorrer de 10 a 17 de Novembro na Quinta Magnólia. A entrada é livre.