Os insulares, que enfrentam a formação helénica nas meias-finais da prova europeia pelo segundo ano seguido, redimiram-se da derrota (29-21) sofrida na Madeira, em 2018, que custou a ida à final.
Uma entrada forte da turma de Paulo Fidalgo resultou numa vantagem de 3-0, aos sete minutos. O AEK ainda conseguiu dar a volta ao marcador a meio da primeira parte, na única vez em que esteve na frente do marcador (6-7), mas o Madeira SAD recuperou e foi para o intervalo a ganhar por 12-10.
A equipa madeirense foi consolidando a liderança na segunda parte, sobretudo nos últimos 15 minutos, e chegou a estar a vencer por 27-19, à passagem do minuto 57, para euforia do público que, uma vez mais, praticamente encheu o Pavilhão do Funchal.
Acabou, no entanto, por não voltar a marcar e os visitantes aproveitaram para reduzir a diferença em três golos, todos eles apontados pelo dinamarquês Lars Jakobsen.
O melhor marcador do encontro foi o ponta esquerda Ulisses Ribeiro, com nove golos, seguido dos jogadores do AEK Atenas Maros Balaz (seis) e Lars Jakobsen (cinco).
A segunda mão, que decide quem vai à final da Taça Challenge, disputa-se no próximo sábado, 27 de abril, na capital grega Atenas, pelas 16:00 locais (14:00 em Lisboa).
C/LUSA