Apesar de apenas Francisca Jorge ter entrada direta no quadro principal, Inês Murta, Ana Filipa Santos, Elizabeth Hamalyi e Milla Sequeira, vão a jogo graças a wild card da organização.
Assim, enquanto Francisca Jorge terá como oponente uma das maiores promessas do ténis feminino, a canadiana Marina Stakusic (a jovem de 18 anos foi a grande obreira da vitória do Canadá sobre a sua congénere da Itália na final da Billie Jean Kings Cup), Inês Murta defronta Francesca Curmi, de Malta, Elizabeth Hamaliy joga a continuidade em prova com a croata Lea Boskovic, e teremos um duelo 100% português, com Ana Filipa Santos a medir forças com Milla Sequeira.
Nos demais duelos da primeira ronda, a australiana Arina Rodionova, primeira cabeça-de-série, defronta Elena Pridankina, e a francesa Chloe Paquet, segunda pré-designada, mede forças com a chinesa Xinyu Gao.
Do qualifying chegam Amandine Hesse (França) Valentina Ryser (Suíça, Nefisa Berberovic (Bósnia), Guiomar Maristany (Espanha) Anastasia Kovaleva, Elena Pridankina, Yasmine Mansouri (França) e Alina Charaeva. Devido à desistência de última hora da italiana Lucrezia Stefanini e da húngara Timea Babos abriram duas vagas de lucky loser, com as mesmas a serem preenchidas pela polaca Marcelina Podlinska e pela francesa Marie Villet.
No quadro de pares, as irmãs Francisca e Matilde Jorge, primeiras favoritas e detentoras do título, estão isentas da primeira ronda aguardando o desfecho do embate que vai opor a romena Stefania Bojica e a britânica Emilie Lindh a Mariia Kostiuk, da Ucrânia, e Beatrice Laura Pirtac, da Irlanda.
Entretanto, hoje foi igualmente apresentado oficialmente o IV Madeira Ladies Open, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Ténis, Vasco Costa, do presidente da Associação de Ténis da Madeira, João Pedro Mendonça, da vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira Rubina Leal, do diretor regional do Desporto, David Gomes; do presidente da Assembleia Geral da ATMAD, António Trindade e ainda das tenistas Francisca Jorge (recém sagrada heptacampeã nacional absoluta) e de Chloe Paquet, de França, segunda cabeça-de-série aqui na Madeira.