Perante uma esgotada BayArena, em Leverkusen, o nigeriano Victor Boniface deu, aos 25 minutos, na marcação de uma grande penalidade, início à festa do Bayer, que entrou em campo sem alguns dos seus principais jogadores, como o espanhol Alejandro Grimaldo (ex-Benfica), o alemão Florian Wirtz ou o neerlandês Jeremie Frimpong.
Já na segunda parte, o capitão Granit Xhaka aumentou a vantagem, aos 60 minutos, antes de Florian Wirtz (68 e 83) ‘bisar’ e confirmar o triunfo do Bayer, com o segundo golo do ainda jovem médio a levar a uma primeira invasão de campo.
A invasão foi consumada totalmente após o terceiro golo de Wirtz, que entrou ao intervalo e fez um ‘hat-trick’ aos 90 minutos, com o árbitro a ser forçado a terminar o encontro logo de seguida, já com milhares de adeptos no relvado a abraçarem os seus novos heróis.
Após 11 títulos consecutivos do Bayer Munique, o Bayer Leverkusen conquistou pela primeira vez a Bundesliga, numa temporada em que ainda não perdeu, estando nos quartos de final da Liga Europa e na final da Taça da Alemanha.
Apesar da derrota, o Werder Bremen mantém um confortável 12.º lugar, com 31 pontos, ao contrário do Darmstadt, cada vez mais 18.º e último classificado, depois de perder em casa com o Friburgo, por 1-0.
O japonês Ritsu Doan deu, aos 36 minutos, o triunfo ao Friburgo, que se mantém na luta pelo apuramento para as competições europeias, seguindo no oitavo lugar, com 39 pontos, a três do Eintracht Frankfurt, sexto, no último posto de acesso à Liga Conferência Europa.