“Julio Velázquez será o novo treinador do Deportivo Alavés até ao final desta temporada. Depois de chegar a um acordo com o conjunto de Vitoria, o técnico de Salamanca assume o desafio da permanência quando faltam oito jogos até ao final da temporada”, escreveu o último colocado da La Liga, na página oficial na Internet.
Velázquez, de 40 anos, estava sem treinar desde que deixou o Marítimo em novembro de 2021, sendo que, em Portugal, já tinha orientado o Vitória de Setúbal e o Belenenses SAD.
O regresso a Espanha, depois de passagens pelo AD Alcorcón, Bétis, Múrcia ou Villarreal, acontece um dia depois de o Alavés ter anunciado a saída do José Luis Mendilibar, face aos maus resultados.
Ao fim de 30 jornadas, o Alavés contabiliza 22 pontos no 20.º e último lugar da La Liga, os mesmos do Levante, 19.º, estando ambos a seis da primeira equipa acima da zona de despromoção, o Cádiz.
O Alavés não vence há sete jogos seguidos na prova, sendo que nos últimos quatro sofreu outras tantas derrotas. Na última jornada, acabou por ser goleado pelo Atlético de Madrid (4-1), num encontro em que o português João Félix foi autor de um ‘bis’.