Sexta jornada pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) 2024, o Rali Vinho Madeira é uma das mais espetaculares provas em piso de asfalto do calendário nacional, contando com a organização do Club Sports Madeira. Uma vez mais representando as cores do Citroën Rally Team, José Pedro Fontes e Inês Ponte estarão, assim, nas estradas madeirenses entre os dias 1 e 3 de agosto, contando com um C3 Rally2 com novidades, preparado pela Sports&You.
A prova insular conheceu as luzes da ribalta com a sua integração no Campeonato da Europa de Ralis, sendo célebres as lutas pela vitória entre pilotos estrangeiros e portugueses, incluindo Fontes que também ali conheceu os holofotes da fama, nomeadamente com a vitória na prova, ao nível do CPR, por cinco vezes (2015, 2016, 2018, 2021 e 2023), também contabilizando uma vitória absoluta na edição de 2016, com um Citroën DS 3 R5 preparado pela Sports&You. Esse foi, aliás, um ano de glória para a dupla portuguesa, que garantiu o seu segundo cetro no CPR e sagrou-se vencedora do Iberian Rally Trophy, fruto das vitórias alcançadas na Madeira e no Algarve.
Perante este palmarés e com a camada de competitividade adicional conferida pela estreia das evoluções que a Citroën Racing já colocou à disposição dos pilotos oficiais da marca no WRC2, o objetivo que a dupla do C3 Rally2 definiu para a edição 2024 do Rali Vinho Madeira é apenas um, vencer pela segunda vez a prova à geral, com isso somando o máximo de pontos para o CPR.
A tarefa da dupla do Citroën Rally Team não será fácil, tendo em conta as valências dos seus adversários, nomeadamente entre os habitués do CPR, os pilotos madeirenses e os convidados, mas têm como vantagens o conhecimento profundo dos troços madeirenses, o seu gosto pessoal pelo rali do Club Sports Madeira, as evoluções no carro que o tornam ainda mais competitivo em pisos de asfalto e, finalmente, a motivação extra do excelente resultado apurado no Rali de Castelo Branco, anterior prova do CPR.
José Pedro Fontes está, por isso, bastante confiante para a prova insular: “É o meu rali favorito e adoro competir nas estradas da Madeira, rali que já venci uma vez à geral e cinco vezes em termos de CPR. Este ano vamos apostar na vitória à geral, até porque será no Vinho Madeira que vamos estrear no nosso C3 Rally2 as evoluções que os carros oficiais já têm no Mundial de Ralis. Trata-se de uma excelente notícia, sendo notório o salto qualitativo no asfalto, juntando a isso o prazer que desfruto ao conduzir na Madeira.”