“Em sinal de respeito pelas vítimas dos terramotos ocorridos, a Liga Portugal informa que os jogos que decorrem entre os dias 9 e 13 de fevereiro serão antecedidos por um minuto de silêncio”, refere em comunicado o organismo do futebol profissional.
Na sua página oficial, o presidente da Liga, Pedro Proença, solidarizou-se também com todos os que foram atingidos pela “catástrofe”, que já provocou mais de 5.000 mortos, na Turquia e Síria.
“Enviamos as mais sentidas condolências e uma mensagem de força a todos os que foram atingidos por esta catástrofe. Deixo um abraço especial a todos os portugueses e jogadores que passaram pelo Futebol Profissional”, afirmou Pedro Proença, citado pela Liga.
O tremor de terra ocorreu na madrugada de segunda-feira, a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, próximo da fronteira com a Síria, a uma profundidade de 17,9 quilómetros.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo registou uma magnitude de 7,8 e sentiram-se dezenas de réplicas, uma das quais de pelo menos 7,6.
O balanço provisório aumentou para mais de cinco mil mortos, enquanto decorrem as operações de resgate nos escombros dos edifícios destruídos nos dois países.
O vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, disse hoje que o número de mortos em território turco aumentou para 3.419 e que 20.534 pessoas ficaram feridas, e a Síria confirmou hoje a morte de 1.602 pessoas.
Lusa