O atleta de SUP do Ludens Clube de Machico, João Guilherme Olim, continua com desempenho promissor no 2023 ICF Stand Up Paddling World Championships, que se realiza em Pattaya, na Tailândia, até 19 de Novembro.
O atleta do Ludens Clube Machico arrecadou esta sexta-feira um 15.º lugar “extremamente gratificante” na prova de longa distância, com um tempo de 1:06:46,23. Portugal consegue assim estar no top 15 dos melhores do Mundo numa competição em que participaram mais de 70 concorrentes.
Neste campeonato do mundo, João Guilherme Olim esteve entre os semi-finalistas da prova de sprint júnior, depois de ser quarto classificado na quinta eliminatória, onde registou o tempo de 1.04,25 minutos o que permitiu rumar desde logo para o heat 8 dos quartos-de-final. A ocasião que serviu para o jovem universitário madeirense arrecadar novo quarto lugar, com o registo de 54,89 segundos, apurando-se para a fase seguinte da competição na qual teve pela frente uma forte ‘frota’ de oito atletas na terceira eliminatória das semi-finais e acabou por não conseguir seguir em frente. No final do percurso, de 200 metros, o madeirense registou o tempo final 1.01,73 minutos o que lhe permitiu fechar esta participação no prova de velocidade no sexto lugar final do seu ‘heat’.
João Guilherme Olim compete amanhã em Race Técnico. O atleta madeirense chegou ao Mundial com títulos nacionais no escalão sub-18, tanto na Maratona, como no Sprint e no Race Técnico. Nesta época de sonho, alcançou o brilhante 6.º lugar no ISA World SUP and Paddleboard Championship, na cidade francesa de Les Sables d’Olonne, e venceu as 4 etapas selectivas para o campeonato do mundo. Uma posição invejável que resulta “de muito esforço, dedicação e garra” ao longo daquela que acredita ser a sua “melhor época desportiva”.