Segundo da geral à partida para os 180,3 quilómetros entre Algemesí e Alpuente, Almeida aproveitou a ‘quebra’ do camisola amarela Mathias Vacek (Lidl-Trek), que caiu no início da tirada, para subir ao primeiro lugar, no final de uma etapa conquistada pelo campeão mundial sub-23 de contrarrelógio.
Iván Romeo cortou a meta isolado, com o tempo de 4:02.26 horas, após atacar a 16 quilómetros do final, e os perseguidores chegaram 10 segundos depois, com Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) a bater Almeida na luta pelo segundo lugar na etapa.
O corredor de A-dos-Francos, de 26 anos, superou, contudo, o colombiano na luta pela liderança da geral, que comanda com dois segundos de vantagem.
“A etapa não foi assim tão difícil, não havia subidas muito duras. Dei tudo o que tinha, os meus colegas foram fantásticos hoje, como sempre. Conseguimos os segundos de bonificação [no alto do Remédio] para defender-nos do Santiago e, no final, aconteceu o mesmo. Penso que vai ser assim até ao final”, analisou o líder da UAE Emirates, depois de cortar a meta.
Almeida e Buitagro isolaram-se na ascensão ao alto do Remédio, a contagem de primeira categoria situada a 22 quilómetros da meta, com o luso a levar a melhor na luta pelas bonificações.
Os dois descaíram, depois, ao grupo perseguidor, de onde saltou o promissor Romeo, que festejou hoje, aos 21 anos, a sua primeira vitória como profissional.
“Já prevíamos [uma corrida tática], uma vez que há tantos corredores perto uns dos outros […]. Penso que estivemos perfeitos hoje, fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, por isso conseguimos maximizar a nossa performance”, resumiu Almeida, que chegou à meta acompanhado não só por Buitagro mas pelos restantes favoritos.
O português vai partir no sábado para os 181 quilómetros da quarta etapa, que ligam Oropesa del Mar a Portell de Morella e têm duas contagens de montanha de primeira categoria distantes da meta, com Buitrago a dois segundos e o espanhol Pello Bilbao, também da Bahrain Victorious, a 21.
“Uma bonificação é suficiente para me relegar para segundo. Tenho de focar-me até domingo em cada segundo que posso amealhar e espero conseguir isto com sucesso, mas ainda falta muito”, notou.
Bem longe de Almeida chegaram os outros portugueses, com Nelson Oliveira (Movistar) a ser 70.º, a 07.18 minutos, e Ivo Oliveira (UAE Emirates) e Iúri Leitão (Caja Rural) a integrarem um grupo que cortou a meta a 18.01 minutos do vencedor.
Na geral, o português da Movistar é 55.º, a 21.00 minutos, Ivo Oliveira é 95.º, a 36.00, com o campeão olímpico de madison a ocupar o 123.º posto, a mais de 40 minutos.
Lusa