O Benfica reconquistou hoje o título de campeão nacional masculino de clubes de atletismo em pista coberta, em Pombal, um ano depois de ter desistido da competição, sucedendo ao Sporting, que somou o 27.º triunfo no feminino.
Os ‘encarnados’ asseguraram o 11.º título masculino, ao somarem 98 pontos, mais 28 do que o Sporting, que já venceu a competição em 18 ocasiões e hoje voltou a não pontuar numa prova devido à desclassificação na estafeta 4×400 metros apesar do triunfo na pista.
Os ‘leões’, que partiram hoje para a segunda jornada com um atraso de 10 pontos, ampliado pelo castigo na marcha, contestaram a decisão, na última prova do dia, falhando a presença no pódio da competição, tendo o responsável pelo atletismo do Sporting admitido a desistência das provas coletivas.
No feminino, o Sporting conquistou o seu 27.º triunfo, o 12.º seguido – só foi batido em 2010 pelo FC Porto e em 1994 pelo Benfica –, com mais uma jornada praticamente imaculada, no qual apenas foi batido por Joana Soares, do ACD Jardim da Serra, nos 3.000 metros – prova em que a sportinguista Lia Lemos não foi além do terceiro lugar.
Patrícia Mamona, no triplo, Salomé Afonso, nos 800 metros, Olímpia Barbosa, nos 60 metros barreiras, Raquel Marques, no salto com vara, e a estafeta ‘leonina’ dos 4×400 metros selaram o triunfo ‘verde e branco’, com 101 pontos, face aos 74 amealhados pelas madeirenses do ACD Jardim da Serra.
O Sporting de Braga completou os pódios da 29.ª Nacionais de clubes em pista coberta, em ambos os casos a 37 pontos dos vencedores.